REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA
DECLARAÇÃO DO MINISTRO DO PODER POPULAR DA DEFESA
Comunicadol
As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas informam que, a respeito do acidente do avião Sukhoi 30 Mk2 Número 3363, ocorrido ontem, 2 de julho do corrente ano. As primeiras investigações apontaram como possível causa, a ingestão de um pássaro pelo motor direito, o que provocou um incêndio no mesmo, e ainda quando os tripulantes aplicaram os procedimentos de emergência correspondentes, cancelando a missão e indo para a base aérea de origem . , o fogo não foi extinto e a aeronave ficou fora de controle, pelo que os pilotos, aplicando o protocolo estabelecido, ejetaram.
Da mesma forma, a respectiva autópsia mostrou que a causa da morte do Coronel Paulino José Millán Sabino (piloto) foi asfixia mecânica devido à compressão extrínseca do pescoço, possivelmente causada pelas próprias linhas do pára-quedas. Este distinto piloto de nossa gloriosa Aviação Militar Bolivariana, hoje, por instruções de nosso Comandante-em-Chefe, foi promovido post mortem ao posto de General de Brigada. Por seu lado, o tenente-coronel Sergío Luís Hernández Gómez (co-piloto), encontra-se em casa com a família, completamente estável e fora de perigo.
A Comissão de Investigação de Acidentes Aéreos da instituição continua a realizar os procedimentos necessários para apurar com mais precisão todos os fatores que possam ter influenciado o infeliz acidente.
A FANB reitera seu pesar pela perda deste bravo militar da aeronáutica, que continuará voando conosco, mais alto e invicto no céu pátri,
!Chávez vive… la Patria sigue!
!Independencia y Patria Socialista… Viveremos y venceremos!
!El Sol de Venezuela nace en Esequibo!
!independencia o Nada!
!Leales siempre… Traidoreesnunca
Caracas, 3 de julho de 2023
VLADIMIR PADRINO LÓPEZ
General em Jefe