Search
Close this search box.

A Rheinmetall fornece 14 Leopard 2A4s e um veículo blindado de recuperação Buffalo para as forças armadas tchecas

A Rheinmetall foi novamente contratada para fornecer tanques de batalha principais e veículos de recuperação blindados para a República Tcheca como parte de um processo chamado de “troca de anéis” encomendado pelo governo alemão para apoiar a Ucrânia. Um acordo para esse fim foi assinado no final de julho de 2024 em Praga entre representantes de ambos os países e a Rheinmetall. O valor do pedido está na faixa de três dígitos baixos de milhões de euros.

As forças armadas tchecas receberão 14 tanques de batalha principais Leopard 2A4 e um veículo de recuperação blindado Buffalo da Rheinmetall. Por sua vez, as forças armadas tchecas transferirão equipamentos militares para a Ucrânia. O primeiro veículo deve ser enviado para a República Tcheca no final de 2024, o restante dos tanques será entregue até o final de abril de 2025 e a entrega do ARV 3 Buffalo será concluída no início de 2026.

Como já aconteceu na primeira “troca de anel” com a República Tcheca em outubro de 2022, a Rheinmetall negociou os contratos necessários em estreita cooperação com o Ministério Federal da Defesa alemão e as autoridades e forças armadas tchecas em um curto período de tempo. O trabalho nos veículos também já começou.

Propriedade da Rheinmetall, os veículos que estão sendo disponibilizados agora são MBTs Leopard 2A4 atualizados que estavam nos inventários de vários países usuários. O veículo de recuperação blindado ARV 3 Buffalo, de última geração, é montado em um chassi Leopard 2 aprimorado.

O “Ringtausch” (“ring swap”, “troca de anéis”) é um procedimento desenvolvido pelo governo alemão em cooperação com os vizinhos da Alemanha e aliados da OTAN para apoiar a Ucrânia em sua luta contra a agressão russa. Especificamente, os países membros da OTAN estão fornecendo à Ucrânia equipamentos pesados da era soviética em troca de sistemas militares ocidentais prontamente disponíveis.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter