Desconhecida dos Brasileiros é a história do veio aurífero conhecido como Serra Pelada. Em especial as pressões econômicas e o que o ouro de Serra Pelada significou no momento nacional, no qual o então governo do General João Figueiredo teve todos os fundamentos econômicos nacionais como que evaporados.
O impacto de três aumentos do petróleo desde 1973 e em especial o de 1979, a mudança no juro internacional no qual a dívida brasileira estava atrelada jogou a economia brasileira em um caos. O que não era exceção para os países dependentes do petróleo árabe.
Isto deixou o pais fragilizado e que muito enfraqueceu o governo João Figueiredo, que estava coordenando a transição dos militares para os civis.
O ouro de Serra Pelada só tornou-se realidade pela bravura e luta heróica de milhares de garimpeiros, que enfrentaram condições adversas indescritíveis, e centenas morreram em acidentes e deve-se mencionar também por mortes em disputas pelos lotes de exploração.
Erika retrata que o fluxo de petróleo ao Brasil só existiu graças ao ouro de Serra Pelada. O ouro que o garimpeiro negociava com a Caixa Federal em Serra Pelada era enviado a Brasília e servia de garantia para o petróleo que a Petrobras importava. Na época o Brasil importava cerca de 80% do petróleo.
Uma lembrança importante nestes dias.
Mais um excelente trabalho de Erika M da Veiga
— Erika M. da Veiga
“Assinalou que o ouro de Serra Pelada é de ótima qualidade, com pureza de 96,7%, e mostrou-se muito otimista em relação ao volume de minério que poderá ser extraído do local. A pepita mostrada ao Presidente pesa exatamente 6,7kg.”
JB, 25/6/1980.https://t.co/F1brmbg9Jf https://t.co/pVEMqiIuNc pic.twitter.com/PTK01WR5HM(@ErikaMdaVeiga) February 23, 2024