Operação Catrimani II
Manaus (AM) – Na última semana, a Operação Catrimani II avançou com as ações de desintrusão de garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami, inutilizando novos acampamentos e equipamentos que auxiliavam a prática de atividades ilícitas. As instalações estavam em uma área de difícil acesso, rodeada por densas florestas na região de Surucucu.
Como resultado da Operação, foram destruídos dois acampamentos estruturados com barracas, colchões, cozinha com freezer, fogão e outros utensílios, além de quatro motores e dois geradores de energia.
A ação foi realizada por tropas operacionais do Comando Conjunto Catrimani II, IBAMA e Polícia Federal, em articulação com a Casa de Governo de Roraima.
Desde abril, a Operação Catrimani II já realizou mais de duas mil abordagens na Terra Indígena Yanomami, com o objetivo de prevenir e reprimir atividades de garimpo ilegal, combater crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços.
Comando Conjunto Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta de órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego temporário e episódico de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024. O objetivo é prevenir e reprimir o garimpo ilegal, crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços.