COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

02 de Março, 2020 - 10:20 ( Brasília )

Na região Amazônica, 3º BIS intensificou patrulhamento na faixa de fronteira


O 3º Batalhão de Infantaria de Selva, Regimento Ararigbóia, esteve na região de Santa Isabel do Rio Negro (AM), participando da Operação Yuaretê Pixunua I, parte da Operação Escudo do Comando Militar da Amazônia.

Um Pelotão de Fuzileiros de Selva com um efetivo de 38 militares encontrava-se desdobrado em pontos estratégicos da calha do rio Negro e em afluentes próximos, operando diuturnamente e realizando revistas em embarcações, patrulhas fluviais e reconhecimentos com a finalidade de coibir os crimes transfronteiriços, como a entrada de armas e drogas no Brasil, e de manter a vigilância estratégica na área de responsabilidade da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em São Gabriel da Cachoeira (AM), na região conhecida como Cabeça do Cachorro.



Tendo em vista a proximidade com o Carnaval e, por consequência, o aumento da incidência do tráfico de ilícitos durante o referido período, foi verificada a necessidade de se intensificar as ações militares na faixa de fronteira durante esse período de festas.

Ao todo, foram revistados 220 nacionais e estrangeiros durante o período da operação. O emprego da tropa está amparado pela Constituição Federal de 1988, pela Estratégia Nacional de Defesa (Decreto Nº 6703, de 18 de dezembro de 2008) e pelo Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) (Decreto Nº 8.903, de 17 de novembro de 2016), sendo empregadas quatro voadeiras, uma lancha, um catamarã e duas embarcações táticas Guardian 25, que possuem uma variedade de instrumentos de navegação, como bússola, GPS, radar de navegação, sonar e rádio, além dos comandos flaps e trim de compensação.

As embarcações alcançam velocidades de 80 km/h com muita facilidade, proporcionada pelos dois motores de popa de 200 HP cada, com alto poder de fogo, ótima estabilidade e capacidade de manobra, sendo ideais para rios estreitos e espaços reduzidos.



Fotos: 3º BIS


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Nota Covid DN

Nota Covid DN

Última atualização 13 JUL, 15:30

MAIS LIDAS

TOA