Na missão, aeronave H-60L Black Hawk, do Esquadrão Pantera da Força Aérea Brasileira, transportou cerca de 12 toneladas de carga e empregou aproximadamente 21 horas de voo
Agência Força Aérea – Comando Conjunto Catrimani, por Tenente Marayane
Cerca de 19 toneladas de carga transportada, mais de 100 militares envolvidos, 34 horas de voo e aproximadamente 25 mil litros de combustível utilizado. Foi esse o esforço logístico empregado pelas Forças Armadas na Operação Hopiti, que realizou, de 15 a 22 de abril, o transporte de material de apoio, combustível e insumos para a montagem de uma Base em Kayanaú, que já está pronta para ser utilizada por agências e órgãos de Segurança Pública no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY).
Responsável pelo transporte de 63% de toda a carga, a aeronave H-60L Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV – Esquadrão Pantera), da Força Aérea Brasileira (FAB), foi um vetor fundamental para a montagem da unidade, visto que a logística para a missão foi permeada por diversos desafios, como a meteorologia, as densas matas e as precárias pistas disponíveis na região. “Graças à versatilidade das nossas asas rotativas e ao comprometimento dos militares do Esquadrão Pantera, pudemos cumprir com êxito todas as missões alocadas, operando nos mais diversos cenários”, destacou o Comandante da aeronave na missão, Tenente Aviador Hiago Fortaleza de Lara.
A Base, que teve a área cedida para utilização provisória e exclusiva para as ações de combate ao garimpo, será um importante ponto de apoio para as ações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), da Força Nacional de Segurança Pública (FNS), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Polícia Federal (PF).
Ao todo, a carga de 19 toneladas foi transportada em oito dias de missão por duas aeronaves: o H-60L Black Hawk, da FAB, e o UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil. “Para o sucesso da ação foi necessária uma combinação de meios, uma vez que os comboios terrestres só conseguem chegar até a metade do caminho, enquanto as aeronaves de asa fixa não conseguem pousar na área. Além disso, o H-60L foi o vetor responsável por realizar o transporte de carga externa na missão, transportando um total de 12 toneladas e voando cerca de 21 horas”, explicou o Chefe da Seção de Operações do Comando Operacional Conjunto Catrimani II, Tenente-Coronel Aviador Rafael de Almeida Duque.
O emprego do H-60L tem se mostrado decisivo nas missões no âmbito da Operação Catrimani II graças às características de versatilidade, baixo custo de manutenção, robustez e confiabilidade. Além do apoio prestado na construção em Kayanaú, as tripulações do Esquadrão Pantera têm sido empregadas em apoio às agências e aos órgãos de Segurança Pública, sob coordenação da Casa de Governo de Roraima, no contexto da Operação Catrimani II.
H-60 Black Hawk
Uma das aeronaves mais versáteis da frota da FAB, o H-60L Black Hawk é uma aeronave militar multimissão de médio porte, sendo usada em larga escala para infiltração e exfiltração de tropa e para missões de resgate e busca e salvamento; podendo percorrer até 295 quilômetros em uma hora.
Esquadrão Pantera
O 5º/8º GAV é um Esquadrão da FAB sediado na Base Aérea de Santa Maria. Ao longo da história, participou de diversos eventos de relevância no contexto nacional, como o resgate das vítimas do acidente com o GOL 1907, em 2006, e o transporte dos feridos na Boate Kiss, em 2013. Além disso, o Esquadrão, desde a noite da última terça-feira (30/04), tem atuado nos resgates dos atingidos pela enchente na região Sul do País.
Comando Conjunto Catrimani II
A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta coordenada entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas no emprego, temporário e episódico, de meios na TIY em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que determinou o emprego de meios das Forças Armadas, em apoio às ações governamentais na Terra Indígena Yanomami.
Fotos: Comando Operacional Conjunto Catrimani II / Força Aérea Brasileira