No dia 27 de setembro, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realizou as solenidades de Diplomação e de Brevetação de mais 72 novos “Guerreiros de Selva” que descobriram, na prática, o real significado de um brado muito usado na região: “A Selva nos une!" e "Tudo pela Amazônia".
O curso, que iniciou em 13 de julho com 92 alunos, teve a duração de 12 semanas de treinamentos intensos nas bases de Instruções do CIGS. As atividades foram divididas em três fases: a de vida na selva, de técnicas especiais e de operações – esta última é quando os alunos integram todos os conhecimentos adquiridos para planejar, comandar e participar de missões operacionais na Selva.
Durante a cerimônia de Diplomação, que ocorreu no período da tarde, foram concedidos Certificados a todos os concludentes, bem como o título de "Melhores Companheiros", eleitos pelos próprios colegas, ao aluno 31 do COS “B”, Cadete de Infantaria Cícero Luciano Olinger (Academia Militar das Agulhas Negras), e ao aluno 53, Segundo-Sargento de Infantaria Carlos Henrique Soares Evangelista (da Companhia de Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva).
Outro momento marcante da cerimônia foi o descerramento da placa com o nome de todos os concludentes. À noite, a solenidade de Brevetação contou com a presença do General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Comandante da 12ª Região Militar; de outros oficiais-generais, inlcuindo o comandante da AMAN, e demais autoridades civis e militares, comandantes de organizações militares, ex-integrantes, antigos militares e pioneiros do CIGS, conhecidos como os ‘‘Velhas Onças’’, além das famílias e de amigos dos concludentes.
Foram escolhidos, como destaques-geral dos cursos, o aluno 26 do COS “B”, Cadete de Infantaria Matheus de Lima Gil Vieira (AMAM), e o aluno 72 do COS “C”, Terceiro-Sargento de Infantaria Jefferson Maia Fernandes (54º BIS).
Ao longo de seus 54 anos de existência, o CIGS se orgulha de ter formado 6.398 militares combatentes de selva, devido ao trabalho daqueles que antecederam a atual geração e da atual equipe que atua com profissionalismo, competência e comprometimento durante todo transcorrer do treinamento, fato atestado pelos concludentes dos Cursos de Operações na Selva 18/3, categoria “B” para Oficiais e 18/4, categoria “C”, para Subtenentes e Sargentos.