6º Batalhão de Engenharia de Combate, durante os dias 21 a 23 de outubro de 2013, o Batalhão prestou apoio ao Centro de Instrução de Blindados na ocasião do treitamento especifico para motoristas das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas – (VBTP-MR) Guarani.
O treinamento foi realizado com a transposição de curso d´água e navegação, no Lago da Área de Instrução Marechal Mascarenhas de Moraes (AIMMM).
O Projeto GUARANI encontra-se, atualmente, na fase de Experimentação Doutrinária da Infantaria Mecanizada, de gerenciamento de contratos assinados, de readequação de Organizações Militares para receber as novas viaturas, de desenvolvimento de simuladores, de integração dos sistemas de comando e controle, de gerenciamento do campo de batalha e dos demais softwares da viatura.
O Guarani é fabricado em Sete Lagoas (MG) pela montadora Iveco do Brasil. O projeto de concepção e execução do novo blindado é uma parceria com o Exército Brasileiro. O veículo é usado para o transporte de soldados e pode levar 11 pessoas, sendo oito fuzileiros, um motorista, um atirador na torreta e o comandante.
Walk Around Guarani
O Major Alisson do Centro de Instrução de Blindados (CIBld) mostra em detalhes a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani.
O Guarani está no momento em avaliação Técnica e Doutrinária pelo Exército Brasileiro. Substituirá no futuro o ENGESA EE-11 Urutu.
Acompanhe mais notícias e detalhes sobre o Programa Estratégico do Exército Brasieliro a viatura Blindada Guarani, na cobertura especial.