No dia 12 de janeiro, o Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) distribuiu seis toneladas de farinha de trigo para o Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de Curitiba. O alimento foi fruto de apreensão realizada recentemente pela Receita Federal, no porto de Itajaí/SC, de carga advinda do Uruguai. Tudo foi doado a instituições no Paraná.
O transporte das seis toneladas, coordenado pelo Escalão de Logística da 5ª RM, beneficiou diretamente 2.500 pessoas de nove instituições paranaenses.
O Diretor da Associação de Apoio à Criança Carente e Adolescente (ACRICA), José Cláudio Pelimer, ressaltou a satisfação da entidade em receber 500 kg de trigo. “Com esse alimento, temos uma previsão de durante quatro meses não precisarmos comprar farinha de trigo para alimentar as crianças”, disse o dirigente da instituição situada em Piraquara (PR).
As instituições que receberam o alimento poderão fazer pães, bolos, tortas, pizzas e massas em geral. O prazo de validade da farinha é maio de 2020. O Banco de Alimentos fez a distribuição da farinha de trigo para nove instituições beneficiadas. Para o Secretário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, o trabalho do Exército Brasileiro foi fundamental para o escoamento do produto. “A gente trabalha num grande problema que o país tem que é o desperdício de alimentos. Seja uma apreensão, sobra comercial do varejo, do atacado, tudo trazido para o banco vai beneficiar as entidades sociais. Então, a participação do Exército Brasileiro é fundamental nessa integração de várias instituições em prol do aproveitamento e da ação social”, explicou o Secretário.
A Receita Federal apreendeu um total de 22 toneladas de farinha de trigo, sendo dez toneladas doadas ao Comando Administrativo, seis toneladas para o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), que já distribuiu para a rede escolar, e seis toneladas ao Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de Curitiba.
As instituições beneficiadas, sugeridas pelo Comando da 5ª RM, foram:
1) ABASC – Associação Batista de Ação Social – 400Kg
2) Ação Social do Paraná – 1000 Kg
3) ACRICA – Associação de Apoio à Criança Carente e Adolescente – 500 Kg
4) AMAS – Associação Menonita de Assistência Social – 300 Kg
5) APAE São José dos Pinhais – 700 Kg
6) Colégio Ruth Junqueira – 300 Kg
7) Grupo Solidário – 800 Kg
8) Lar Escola Dr. Leocádio José Corrêa – 500 Kg
9) Santuário N. S. do Perpétuo Socorro – 1500 Kg