Search
Close this search box.

Suécia, Alemanha e Reino Unido chegaram a um acordo com a BAE Systems para a compra de 436 veículos todo-o-terreno BvS10

Os veículos militares todo-o-terreno da BAE Systems são projetados para operações nos ambientes mais hostis e remotos e este acordo sinaliza a posição da empresa como líder da indústria de defesa para esses recursos.

“Estamos vendo um interesse crescente de vários países pelas capacidades de extrema mobilidade oferecidas pelo BvS10 e seu veículo irmão sem blindagem, Beowulf”, disse Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds, que fabrica os veículos em Örnsköldsvik, Suécia. “A Suécia, a Alemanha e o Reino Unido terão um excelente retorno sobre seus investimentos nesses veículos de alta capacidade nas próximas décadas. Isso demonstra ainda mais o forte relacionamento entre a BAE Systems e nossos clientes para fornecer esses recursos críticos”.

A aquisição de três nações engloba 436 veículos qquue serãoo entregues a partir de 2024, com a seguinte divisão:

– 236 BvS10s para a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV);

– 140 para o Ministério Federal da Defesa da Alemanha (BAAINBw), e,

– 60 para o Ministério da Defesa do Reino Unido (Md).

Família de veículos BsV10

Os veículos são baseados na versão mais recente do BvS10 atualmente operado pela Suécia e incluirão variantes para transporte de tropas, logística, evacuação médica, recuperação e comando e controle.

O programa da CATV inclui um acordo-quadro que poderá levar à compra de mais veículos pelas três nações, mantendo o BvS10, veículo todo-o-terreno líder mundial, em produção durante muitos anos. A Suécia é a nação líder e estabeleceu um escritório conjunto de aquisições para liderar o esforço com representantes das três nações.

Esta aquisição segue o pedido da Suécia no ano passado de 127 veículos todo-o-terreno BvS10 adicionais para sua frota existente. Paralelamente a este acordo, a Suécia também está adquirindo 40 BvS10s adicionais em um contrato separado avaliado em aproximadamente US$ 50 milhões.

O BvS10 e o Beowulf são os líderes mundiais quando se trata de soluções todo-o-terreno. Seus sistemas de mobilidade articulados fornecem manobrabilidade ideal em vários terrenos para que possam atravessar neve, gelo, rocha, areia, lama ou pântanos, bem como ambientes montanhosos íngremes. A característica anfíbia dos veículos também permite que eles nadem em áreas alagadas ou águas costeiras. Os veículos podem transportar pessoal e suprimentos para sustentar a mobilidade estratégica, tática e operacional.

A mobilidade sem precedentes do BvS10 é baseada nos padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) acessíveis em terreno. Seu design modular permite que ele seja reconfigurado para várias missões e pode ser entregue em várias variantes que incluem transporte de pessoal, comando e controle, ambulância, reparo e recuperação de veículos, suporte logístico, consciência situacional e um porta-armas com capacidade adicional de morteiro.

O BvS10 é atualmente operado pela Áustria, França, Holanda, Suécia e Reino Unido. O Beowulf da BAE Systems, a variante não blindada do BvS10, venceu a competição do Exército dos EUA para seu programa Cold Weather All-Terrain Vehicle (CATV) em agosto.

O Exército dos EUA receberá 110 veículos em um período de cinco anos.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter