Na 2ª fase do exercício no terreno Operação Arroio VII, a Subunidade (SU) Culminating realizou a manutenção da cabeça de ponte aérea dentro do território de posse do inimigo. Essa fase ocorreu de 16 a 19 de setembro, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
O adestramento é parte da preparação para o exercício Culminating, que acontecerá em 2021, nos Estados Unidos, com o exército daquele país.
A Direção do Exercício (DIREx), formada pela Brigada de Infantaria Pára-quedista e pelo Centro de Adestramento Leste (CA Leste), impôs à força adestrada uma série de problemas militares simulados (PMS), que abordaram todas as funções de combate: movimento e manobra, fogos, proteção, logística, comando e controle e inteligência. Destaca-se que os PMS foram acionados de forma sucessiva e/ou simultânea, criando o máximo de realismo na atividade.
A DIREx realiza a coordenação geral do exercício, incluindo as atividades dos Observadores e Controladores de Adestramento (OCA) e da Força Oponente. Nesse treinamento, as forças militares antagônicas utilizam-se do Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET), conferindo maior eficiência ao adestramento.
A atividade visa à preparação para o exercício bilateral entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos da América (US Army), que será concretizado em fevereiro de 2021, no Joint Readiness Training Center, em Fort Polk, Estados Unidos. Essa ação é um intercâmbio entre os dois países e finaliza o plano conjunto de atividades realizadas ao longo de cinco anos.