Search
Close this search box.

Sua chance de estudar no Instituto Militar de Engenharia

O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou edital para seleção de engenheiros militares da ativa e da reserva. Ao todo, são oferecidas 98 vagas com exigência de nível médio completo.

Para o curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) são ofertadas 71 vagas, sendo 57 para a ampla concorrência e 14 para candidatos negros. A seleção é destinada àqueles que têm interesse em seguir a carreira militar.

Para os que não têm interesse em seguir a carreira militar, o IME oferece 27 vagas no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva).

O Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) possui em seu quadro de oficiais a Primeiro-Tenente Júlia Zimmermann, Engenheira Química formada pelo IME. A militar está na equipe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª RM (SFPC/5) e é responsável principalmente pelo trato com explosivos e produtos químicos controlados. A 5ª RM é a primeira organização militar da oficial após os cinco anos de estudos no IME.

Uma tradição de família

Motivada pelo pai que é militar e pelo irmão engenheiro do IME, a Tenente Júlia Zimmermann decidiu encarar o desafio e estudar para a prova. “Foram meses de dedicação completa e exclusiva para alcançar o meu objetivo. O estudo era todo focado para a prova do IME, principalmente quanto a área de exatas. Fui aprovada também no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na Academia da Força Aérea (AFA) e na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Optei pelo IME para poder ser engenheira química. Formei-me em 2018 e hoje sirvo em Curitiba, onde meu pai já havia servido ao longo de sua carreira”, contou a militar.

Seleção

O processo seletivo está aberto para as especialidades de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartografia e Computação.

Neste ano de 2019, estão relacionadas as seguintes especialidades aos alunos que concluírem o ciclo básico:

– Fortificação e Construção (Engenharia Civil); 
– Elétrica; Eletrônica; 
– Comunicações;
– Mecânica e de Armamento;
– Mecânica e de Automóvel; 
– Materiais; 
– Química; 
– Cartografia e
– Computação.

O edital está aberto até o dia 22 de agosto e a prova será realizada no dia 15 de outubro.

Informações e edital podem ser acessados aqui [Link].

Fonte: 5ª Região Militar

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter