Cobertura Fotográfica exlusiva DefesaNet
Ademir Almeida
O Exército Brasileiro ativou hoje (13NOV14) o Projeto-Piloto do Sistema de Monitoramento Integrado das Fronteiras (SISFRON), em Dourados (Mato Grosso do Sul),.
A cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército General Enzo Peri, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas General-de-Exército José Carlos De Nardi, Comandante da Aeronáutica Juniti Saito grande número de oficiais-generais do Exército e demais forças. O anfitrião foi o Comandante Militar do Oeste (CMO) General-de-Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha.
A cerimônia de ativação do SISFRON ocorreu nas instalações da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda Cav Mec), Brigada Guaicurus, sediada em Dourados (MS), onde está o Centro de Operações do Projeto-Piloto Brigada.
A Brigada Guaicurus subordinada ao Comando Militar do Oeste, possui a maioria de suas Unidades desdobradas na faixa de fronteira com o Paraguai, compreendendo uma frente de mais de 600 km no Estado do Mato Grosso do Sul.
A concepção geral e o planejamento inicial do SISFRON constam do seu Projeto Básico, elaborado em 2010 e 2011, mediante a contratação do Empresa SAVIS, vinculada à EMBRAER Defesa & Segurança. O sistema enfatiza a presença de Unidades das Forças Armadas na faixa de fronteira e impulsiona a capacitação da indústria nacional para a conquista da autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa.