O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) realizou, no período de 29 de maio a 2 de junho, nas instalações do Simulador de Apoio de Fogo da Academia Militar das Agulhas Negras (SIMAF/AMAN), a 1ª Capacitação de Docentes no uso da Simulação.
O evento contou com cerca de 40 militares oriundos dos seguintes órgãos:
– DECEx;
– Comando de Operações Terrestres (CO Ter);
– Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx);
– Centro de Adestramento – Sul (CA-SUL);
– AMAN;
– Escola de Sargento das Armas (ESA);
– Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO);
– Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME);
– Escola de Saúde do Exército (EsSEx);
– Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe);
– Escola de Sargentos de Logística (EsSLog);
– Escola da Instrução Especializada (EsIE);
– Centro de Instrução de Blindados (CI Bld)
– Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx);
– Centro de Instrução Paraquedista (CI Pqdt);
– Centro de Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB);
– Centro de Instrução de Mísseis e Foguetes (CIAMF), e,
– Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx).
A capacitação teve por objetivos cooperar para a execução das ações previstas na Diretriz de Funcionamento do Sistema de Simulação do Exército Brasileiro (SSEB), contribuir com a institucionalização da Simulação no âmbito do Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx) e capacitar os instrutores do SECEx para a eficaz utilização da Simulação como uma Técnica de Ensino baseada em tarefas.
Ao longo de cinco dias, foram ministradas palestras e executadas atividades práticas abordando: a documentação Básica do SSEB e do SIMENS, conceitos básicos afetos à Simulação, a utilização da Simulação no Ensino e na Instrução Militar, Simulação Virtual, Simulação Viva e Simulação Construtiva.
No último dia, as empresas AEL Sistemas e SAAB do Brasil apresentaram as suas metodologias de emprego da Simulação voltadas para o treinamento militar.
Além disso, no contexto da Simulação Viva, o CAAdEx aplicou uma pista de combate em ambiente urbano com a utilização dos Dispositivos de Simulação e Engajamento Tático; do Gamer Manpack, que controla em tempo real todos os engajamentos; e com a prática das atividades do Observador, Controlador, Adestrador (OCA).