Texto e video via Blog do Planalto
O presidente da SAAB, Hakan Buskhe, afirmou na sexta-feira (24), após reunir-se com a presidenta Dilma Rousseff em Davos, na Suíça, que vai começar imediatamente a trabalhar no fornecimento dos caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB).
A empresa sueca SAAB foi a vencedora da licitação do Programa F-X2, que prevê a aquisição de 36 caças para a FAB. No valor de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023, o contrato prevê transferência de tecnologia e cooperação industrial. Marcus Wallenberg, vice-presidente executivo da empresa, disse que a SAAB vai estabelecer uma parceria estratégica de longo prazo no Brasil.
“Exatamente, e na nossa oferta, claro que há a melhor aeronave, mas também está cheia de transferência de tecnologia. E é isso que se concretiza. Vamos começar imediatamente, nós começamos imediatamente, e isso significa muito trabalho de engenharia no Brasil, vamos ter projetos sendo lançados e outras coisas. Então nós vamos trabalhar nisso e começar imediatamente”, disse Buskhe.
“E também, claro, uma parceria estratégica de longo prazo no Brasil”, completou Marcus Wallenberg, Presidente do Grupo INVESTOR maior acionista da SAAB.
Segundo a FAB, o Gripen NG permitirá ao Brasil enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas, além de contribuir para que a indústria nacional se capacite para a produção de caças de última geração em médio e longo prazo.