Brasília (DF) – Nesta segunda-feira, 1º de abril, foi realizada no Quartel-General do Exército a abertura da 15ª Reunião dos Adjuntos do Alto Comando do Exército. O encontro reuniu Adjuntos dos Comandos Militares de Área e de diversos órgãos do Alto Comando do Exército. Realizada anualmente, a reunião tem como objetivo discutir aspectos da carreira dos sargentos do Exército e das atividades dos adjuntos de comando. O evento se estenderá até esta quarta-feira, 3.
A abertura foi prestigiada pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás, e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Soares. De acordo com o Adjunto de Comando do Comandante do Exército, Subtenente Siston, a Reunião tem basicamente dois objetivos. “Pretendemos discutir assuntos da carreira para apresentarmos percepções que possam ser aproveitadas em processos de tomadas de decisão. A outra intenção é levantar ações que os adjuntos de comando podem realizar junto aos sargentos para fortalecer a importância da liderança, do elo entre o comando e a tropa, da cadeia de comando, da hierarquia a da disciplina”.
A programação inclui palestra do Diretor de Assistência ao Pessoal do Exército, General Queiroz. “Nessa ocasião, vamos falar sobre a assistência social do Exército, uma área de muita importância para o adjunto de comando, principalmente na tropa. É fundamental envolver o sargento, para conhecer o problema do subordinado e para conhecer os produtos disponíveis pela assistência social para auxiliar nosso pessoal em momento de dificuldade”, destacou o Subtenente Siston.
A Reunião também inclui o intercâmbio com o Suboficial Mor da Marinha do Brasil e com o Graduado Master da Força Aérea Brasileira, funções correspondentes às de adjunto de comando do Exército. Esses militares trocarão experiências e percepções sobre as atribuições de cada uma das atividades em suas instituições.
Adjunto de Comando
O Adjunto de Comando é um militar com graduação de Primeiro-Sargento ou Subtenente com destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal. O Adjunto é responsável por representar as praças na gestão das organizações militares, bem como lidar com as questões ligadas ao moral, bem-estar, satisfação profissional, carreira, motivação, disciplina e apoio à família militar.