Em 17 de abril de 2018, a Royal Air Force (RAF) reativou o famoso 617 Squadron Dambusters que será o primeiro esquadrão da Grã-Bretanha a operar o F-35B Lightning (a RAF não está usando o complemento II em linha e em memória aos outros dois Lightning anteriores).
Em junho de 2018, os Dambusters planejam ter nove caça operacionais F-35B, para voarem de sua homebase atual MCAS Beaufort (SC), nos Estados Unidos, para sua nova base RAF Marham (Reino Unido). O 617 Squadron atualmente voa e treina com os VMFAT-501 Warloks, US Marine Corps.
Após a chegada ao Reino Unido, o 617 Squadron participará de um sobrevoo sobre Londres e, claro, ser uma das estrelas do show no Royal International Air Tattoo (RIAT), na RAF Fairford.
Depois, o esquadrão trabalhará para ter a Initial Operational Capability (IOC), no final de 2018. Eles O primeiro tour operacional no porta-aviões HMS Queen Elizabeth II, é previsto para o final de 2019, ou possivelmente no início de 2020.
O F-35B tem capacidade "short takeoff/vertical landing (STOVL)", similar às do Harrier.
Today marks the official stand up of @RoyalAirForce 617 Squadron, following the 75th anniversary of the original formation of the squadron, commonly known as the ‘Dambusters’. The squadron will be the first to fly the UK’s new F-35B fighter jets. https://t.co/1KgQuhHnx2 #RAF100 pic.twitter.com/ERIrFwd7we
— Ministry of Defence ?? (@DefenceHQ) 18 de abril de 2018
Após a chegada ao Reino Unido, o Squadron 617, com seus F-35B STOVL Lightning participará de um sobrevoo de Londres e, claro, ser uma das estrelas do show Royal International Air Tattoo (RIAT), na RAF Fairford.
Depois, o esquadrão trabalhará para a obter a Initial Operational Capability (IOC), no final de 2018. Eles planejam sua primeira operação no poderoso porta-aviões HMS Queen Elizabeth II, no final de 2019, ou possivelmente no início de 2020.
História
Há dois fatos históricos relevantes. Neste ano a Royal Air Force completa 100 anos. E são 75 anos dos famosos ataques realizados pelos bombardeiros Lancasters contra as represas em afluentes do Ruhr. Nas noites de 16-17 Maio 1943 o Squadrão 617 atacou as represas de Mohne, Ederse, que foram rompidas e a represa de Serpe teve só danos menores.
A inundação do Vale do Ruhr levou à inutilização de várias hidrelétrica e afetou severamente a produção do esforço militar alemão das indústrias do Vale do Ruhr.
O Avro Lancaster após o lançamento da "Bouncing Bomb"
Esquema de como funcionava a "Bouncing Bomb".
Escudo original do 617 Squadron. Observar o motto em francês"Aprés moi le Deluge" |
Atual bolacha do novo 617 Squadron |
can't mention The Dam Busters without mentioning that wonderful Carling Black Label advert.https://t.co/nOX8tGpPhE
— Mark O’Polo (@IcarFaem) 22 de abril de 2018
Propaganda de cerveja usando o futebol e os Dambusters