Diário de Notícias PT
Avião de transporte militar do construtor brasileiro Embraer, em fase de testes, é apresentado em Alverca no dia 4 de julho. Portugal é o primeiro país fora do Brasil a receber a aeronave de transporte militar KC-390, em Évora e Alverca.
O aparelho, em cujo projeto de desenvolvimento há uma participação significativa da indústria portuguesa, vai estar na próxima semana em Évora – onde o construtor brasileiro Embraer tem duas fábricas – e, a 4 de julho, em Alverca (nas instalações da OGMA), soube o DN. (Nota DefesaNet: anunciado com exclusividade a DefesaNet pelo CEO da EMBRAER Defesa & Segurança Jackson Schneider na FIDAE 2016 em 31 de Março de 2016 Link)
As cerimónias de apresentação do KC-390 em Portugal antecedem a participação do aparelho na feira aeronáutica internacional de Farnborough, em Inglaterra, que decorre de 11 a 17 de julho.
Além do Brasil, Portugal, Argentina e República Checa são os outros países envolvidos na construção do Embraer KC-390, que pelas suas características é visto como a aeronave de transporte militar que vai substituir os C-130 a nível global.
Portugal manifestou intenção de comprar seis aparelhos e, segundo fontes da Força Aérea, os testes pedidos para verificar se o KC-390 cumpre o que os projetistas e engenheiros puseram no papel têm sido executados com sucesso.
Leia também: