O Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3), por meio do Pelotão de Manutenção de Equipamentos e Instrumentos (PMEI), prossegue na missão de manutenção dos módulos eletrônicos e optrônicos da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Leopard 1 A5 BR (VBC CC Leopard 1 A5 BR).
Esse trabalho de manutenção tem gerado uma economia muito expressiva para a Força Terrestre. Nos anos de 2018 e 2019, foram evitados gastos de aproximadamente R$ 12,7 milhões. Já em 2020, de janeiro a maio, a economia com a recuperação de itens é de cerca de R$ 6 milhões.
Entre os componentes manutenidos, destacam-se a Unidade de Controle de Teste (UET) e o Monobloco Eletrônico, cujo percentual de recuperação é de cerca de 90%.
Destaca-se, ainda, a manutenção do Inversor Estático da Viatura Blindada de Combate de Defesa Antiaérea Gepard 1 A2 (VBC DAAe Gepard 1 A2). Esse equipamento não está mais disponível para aquisição no mercado internacional e, dessa forma, sua recuperação é primordial para a disponibilidade do blindado de combate antiaéreo.