Marabá (PA) – No período de 28 a 30 de agosto, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva realizou a Operação Munduruku V, exercício de adestramento com força-tarefa de valor batalhão. Foram mobilizadas diferentes companhias de selva, como os fuzileiros, a cavalaria, a engenharia de combate, além de frações da logística e das comunicações. O objetivo do treinamento é preparar as tropas do Comando Militar do Norte para a participarão no exercício combinado CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise) junto ao Exército dos Estados Unidos da América.
Durante a Operação Munduruku V, foram realizadas operações táticas com infiltrações através da selva, operações ribeirinhas, ataque e defesa de ponto forte e operações contra forças irregulares. O exercício aprimora a capacidade de resposta das tropas empregadas no ambiente amazônico, reforçando o seu permanente estado de prontidão.
Exercício CORE 23
O Combined Operation and Rotation Exercise – CORE 23 é um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América previsto para os meses de 29 de outubro a 20 de novembro de 2023 e também em 2024, nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte. A atividade tem como objetivos aumentar a capacidade operacional da tropa, manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.
CORE 23 é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios combinados bilaterais anuais até o ano de 2028. Ao todo, participarão 1500 militares do Brasil, 310 dos Estados Unidos e 50 da França.
Exercícios internacionais
Além da CORE, o Brasil realiza uma série de exercícios combinados com exércitos de nações amigas. Leia mais sobre essas parcerias.
Operação Fer de Lance, exercício combinado com a França, na Guiana Francesa.
Operação Arandu, em cooperação com a Argentina.
Operação Paraná, coordenado pelo Brasil e Paraguai, envolvendo 14 países da Conferência dos Exércitos Americanos.