Search
Close this search box.

Operação Ágata Amazônia 2024 apresenta resultados

Combate aos crimes transfronteiriços e ambientais

Manaus (AM) – A Operação Ágata Amazônia 2024, Comando Conjunto Upiara, encerrou suas atividades com expressivos resultados, que demonstram a força do emprego conjunto das Forças Armadas, em cooperação com órgãos de segurança pública e outras agências nacionais, no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na Amazônia Ocidental.

Desenvolvida em uma área de operações de mais de 630 mil quilômetros quadrados, área equivalente ao território da Ucrânia, a Operação Ágata Amazônia 2024 impactou diretamente a vida das populações ribeirinhas e indígenas, ao longo de 15 municípios do Estado do Amazonas e da tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. O prejuízo estimado aos agentes delituosos ultrapassa a marca de 600 milhões de reais, fruto das mais de 4 mil ações realizadas.

Equipadas com tecnologia de ponta, as Forças Armadas realizaram diversas operações em áreas de difícil acesso, utilizando drones, sistemas de comunicação avançados e equipamentos de visão noturna. Essa capacidade de monitoramento e inteligência permitiu a identificação precisa de alvos e a realização de ações pontuais, contribuindo para o sucesso da operação.

A ação conjunta resultou na apreensão de 4,2 toneladas de pasta base de cocaína, 704 kg de maconha, além de armas, munições, motores, 11 mil litros de combustíveis e cerca de 2 kg de ouro, todos destinados a atividades ilícitas. A neutralização de 120 embarcações, como balsas e dragas utilizadas em crimes ambientais e contrabando, demonstra a eficácia da operação.

A Operação Ágata Amazônia 2024 também comprovou a importância da ação integrada entre as Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e outras agências para o combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, além da proteção da Amazônia.

Impacto social e ambiental

A Ágata Amazônia também deixou um legado significativo para a preservação ambiental. Foram apreendidos 4,1 kg de mercúrio, substância altamente tóxica Durante a operação, com a neutralização das dragas do garimpo, uma quantidade de cerca de 110 kg de mercúrio deixou de ser utilizada, evitando a contaminação dos rios na região.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter