Para atender a crescente demanda de vários clientes, a IAI começou a produção em série de centenas de unidades de seu sistema tático aéreo compacto não tripulado (STUAS). O Bird Eye 650D, projetado para inteligência militar e paramilitar, vigilância e reconhecimento (ISR), pode conduzir missões autônomas que incluem ponto de partida e ponto de recuperação em um raio de até 150 km e autonomia de até 15 horas.
O uso comercial do Bird Eye 650D engloba mapeamento, monitoramento de circuitos elétricos e de distribuição de óleo e gasolina, gerenciamento de água e poluição em áreas terrestres e marítimas, e vigilância rápida em áreas de desastres.
Concebido para operações táticas, o Bird Eye 650D é um sistema de custo acessível que requer logística reduzida e apresenta operação simples, tempo curto de reação e alta mobilidade. O Bird Eye 650D é uma plataforma genérica que pode ser facilmente configurada com diferentes cargas, incluindo cargas eletro-ópticas em suporte cardan com cobertura em diferentes espectros de bandas, e contramedidas eletrônicas passivas RWR/RWL.
O Bird Eye 650D é capaz de conduzir com precisão a guerra eletrônica ao empregar interferência de comunicação nas proximidades do inimigo, minimizando assim a interferência junto às forças amigas.
“O Bird Eye 650D é o mais avançado produto na categoria de STUAS,” esclarece Baruch Bonen, vice-presidente e gerente geral da divisão MALAT da IAI. “A IAI projetou o Bird Eye 650D como uma plataforma versátil que pode operar com sucesso tanto no mercado comercial quanto no militar, pois oferece uma vasta gama de utilizações, é fácil de operar e tem custo acessível. Estamos muito entusiasmados de iniciar sua produção em série”, ele conclui.
Especificações do Bird Eye 650D
– Raio de atuação: 150 quilômetros
– Autonomia para missão: até 15 horas
– Teto de serviço: até 15.000 pés
– Velocidade de cruzeiro: 40 nós
– Velocidade máxima: 80 nós.
– Peso bruto de decolagem (GTOW): 30 quilos
– Carga máxima: 5,5 quilos
– Envergadura: 4 metros
– Propulsão: motor a gasolina