Os dois grupos europeus especializados na produção de Sistemas blindados, em especial Carros de Combate , assinaram a formalização de sua fusão, que tinha sido anunciada um ano atrás.
Com a presença do Ministro da Defesa da França Jean-Yves Le Drian e o Secretário de Defesa Alemão, Markus Grubel, e mais Frank Haun, CEO da KMW, e Philippe Burtin, Presidente do Conselho da NEXTER Systems, ocorreu a formalização da fusão entre as empresas francesa NEXTER e alemã KMW. O evento foi realizado em Paris na sede do Ministério da Defesa, nesta quarta-feira, 29 de Julho 2015.
A aliança proposta entre as duas empresas de tecnologia militar e Segurança com um faturamento de 2 Bilhões de Euros, e uma carteira de pedidos de 9 Bilhões e uma força de trabalho de 6,000 empregados.
A fusão das empresas tem profundas implicações comerciais e estratégicas tanto na Europa como no mundo. É difícil, ao analista internacional, ver alemães e franceses trabalhando juntos em projetos de carros de combate. Em nota apresentada pelas empresas KMW e NEXTER mencionam como o foco a consolidação da indústria de defesa europeia. Os portfolios de produtos das duas empresas e a complementaridade da presença ao redor do mundo são os pontos fortes.
Outro ponto mencionado seria a padronização dos produtos e melhoria a interoperabilidade das Forças Armadas dos dois países e garantiria uma Base Industrial Reforçada.
Os dois CEOs,Frank Haun ( KMW), e Philippe Burtin (NEXTER), garantem que a o novo alinhamento estratégico tornará possível manter o nível de empregos e conhecimentos no coração da União Européia.
A NEXTER Systems é estatal, 100% de propriedade do governo francês através da empresa holding GIAT Industries S.A. A alemã Krauss-Maffei Wegmann GmbH & Co. KG é uma empresa privada.
A nova empresa terá sede na Holanda. Cada empresa terá participação de 50% das ações. A administração será compartilhada igualitariamente entre as duas empresas.
O acordo deverá ser aprovado ainda pelos órgãos reguladores do mercado. Está prevista a possibilidade de o Grupo GIAT Industries SA e suas subsidiárias serem privatizadas..
A associação entre a KMW e a NEXTER Systems deverá ser efetiva no fim do ano de 2015.
KMW
A Krauss-Maffei Wegmann GmbH & Co. KG lidera a produção de veículos blidados, de rodas e lagartas na Europa. Tem instalações industriais na Alemanha, Brasil, Grécia, México,Holanda, Cingapura , Reino Unido, USA e Turquia. Emprega 3.200 pessoas com o maior foco no desenvolvimento, produção e apoio a veículos blindados : MUNGO, AMPV, DINGO, GFF4 e BOXER, a Família do Carro de Combate LEOPARD 2 e sistemas de engenharia.
Também sistema de simulação tanto para os mercados civil como militar. Tem presença em cerca de 50 países.
NEXTER Systems
A NEXTER Systems é a principal empresa francesa de armamentos terrestres. Além de produzir Sistemas de armas, viaturas blindadas desenvolve munições apara forças terrestres, navais e aéreas. Formou o terceiro grupo europeu de munições com a aquisição da belga MECAR e a italiana SIMMEL Difesa.
Cerca de 56% do faturamento vem do Mercado de exportação. A NEXTER está participando do Programa e SCORPION , e a modernização do Carro de Combate Leclerc.
O faturamento da NEXTER, em 2014 alcançou €1.05 Bilhões, dos quais 14% alocados a P&D. A llinha de produtos consiste de:
Blindados ARAVIS, TITUS e VBCI;
Sistemas de artilharia CAESAR, TRAJAN e 105LG1, e,
Munições Sistema inteligente BONUS.
Foi contrada para a modernização do CC Leclerc.
Tank War
As duas empresas caracterizaram-se pela produção de carros de combates, e curiosamente os dois países já procuraram cooperação no passado.
No início dos anos 60 os governos da Inglaterra, França e Alemanha (Ocidental) iniciaram o desenvolvimento de um Carro de Combate comum aos três países. O resultado foram três CCs diferentes em forma e conceitos: Inglaterra (Chieftain), AMX30 (França) e Alemanha (Leopard 1).
Indiscutivelmente o mais exitoso comercialmente foi o alemão Leopard 1, dos quais foram produzidos 6.485, em várias versões, a grande maioria pela empresas KraussMaffei e a Wegmmann.
A segunda geração foi o Challenger inglês e o Leopard II. O carro de combate francês LeClerc, talvez o melhor carro de combate da época, chegou atrasado, já tinha ocorrido a dissolução do Pacto de Varsóvia. O que afetou significativamente suas campanhas comerciais.
Só o Exército francês e o dos Emirados Árabes adquiriram o Leclerc, ao todo cerca de 800 foram produzidos. Enquanto o Leopard 2 que começou a ser produzido em 1978, e após um sucesso comercial de recolocar no mercado os excedentes do Exército Alemão e de outros países da OTAN, que adquiriram mais de 3480, equipa hoje as Forças Armadas de 17 países. Ainda está em produção.
O Brasil
A KMW tem instalada uma planta industrial na cidade de Santa Maria / RS para o apoio logístico aos 250 Carros de Combate Leopard 1A5BR e aos sistema Antiaéreos Gepard adquiridos pelo Exército Brasileiro dos excedentes da Bundeswehr. Anteriormente o EB tinha adquirido um lote de Leopard1A1 dos excedentes do Exército Belga.
Na audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa do Senado (CRE) o Comandante do Exército Gen Ex Eduardo Villas Boas informou das tratativas com a Alemanha (KMW) para o desenvolvimento de um Carro de Combate, de até 50 toneladas. O acordo deverá será concretizado na visita da Chanceler alemã Angela Merkel ao Brasil, no próximo mês de Agosto.
A NEXTER está oferecendo ao Brasil o sistema de artilharia CAESAR e também fornecia munições para os canhões dos caças Mirage III e depois a série 2000.
O caça tático A-1 (AMX) tem 2 canhões DEFA 554 de 30mm, produzidos pela GIAT e depois sob licença no Brasil. A munição é produzida pela brasileira CBC.
Críticas
Vozes do Parlamento Alemão criticaram a fusão pois veem a ação como uma possível burla da KMW às rígidas leis de exportação do país. Assim usando a França, mais liberal no comércio de defesa, poderia vender para mercados que o governo alemão bloqueia a venda.