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Mirage 2000 C/B – CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS I

Matéria publicada originalmente em 04 Agosto 2005

Nota DefesaNet

Material abaixo são anotações da apresentação feita pelo Comando da FAB, na Reunião, de 02 Ago 05, na Base Aérea de Anápolis ( BAAN ). Erros ou omissões são de responsabilidade de DefesaNet.

O Editor

CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS I

COMPARAÇÃO ENTRE
MIRAGE III / MIRAGE 2000C

MIRAGE III
MIRAGE 2000 C
– Operacional: 1964.
– Operação no Brasil: 1973.
– Modernização Estrutural em 1987, sem Alteração no Radar e Aviônicos.
– Em 1999 Decidiu-se pela Desativação em 2005.
– Operado em 10 Paises.
– Conceitos: Manutenção Modular, Sistema HOTAS e HUD.
– Mais de 450 Aeronaves em Operação no Mundo.
– Já em Operação, Versões mais Modernas de MIRAGE 2000, Derivados da Versão C.
– Vôo operacional na França: 1984

Características Básicas

  MIRAGE III MIRAGE 2000
REVO NÃO
SIM
ASS. EJETÁVEL MK-4 (0/90KT) MK-10 (0/0)
(Ver Nota1)
TETO OPERAC. 50.000 FT 54.000FT
VEL. APROX. 185 KT 140 KT
VEL MÍNIMA 190 KT 100 KT
(Ver Nota 2)
VELOC. MAX . MACH 2.0 MACH 2.2
CARGA “G” 6,7/-3,5 1 3,5/-9,0

Nota 1: O Assento Ejetável MK-10 é o mesmo utilizado no F5 Br e A/T29.
Nota 2: A velocidade mínima permite ao piloto realizar tarefas de abordagem a aeronaves de menor velocidade

ALCANCE
– COMB. INTERNO: 2.950 L
– COMB. EXTERNO: 3.400 L
– DEFESA AÉREA: 200 NM
– COMB. INTERNO: 3.974 L
– COMB. EXTERNO: 5.300 L
– DEFESA AÉREA: 280 NM
MIRAGE 2000 – CAPACIDADE DE REVO, COMPATÍVEL COM OS AVIÕES-TANQUE BRASILEIROS

Nota: O Mirage 2000 C tem uma capacidade vôo, com REVO, de até 10 horas.

MOTOR
MIRAGE III
MIRAGE 2000 C
SNECMA ATAR 09C.
TURBOJATO (ALTO CONSUMO).
EMPUXO DE 6 TON COM PC.
SEM PROVISÕES ELETRÔNICAS DE CONTROLE DE OPERAÇÃO.
– SNECMA M53-5.
– TURBOFAN (MAIOR RENDIMENTO COM MENOR CONSUMO).
EMPUXO DE 9,5 TON COM PC.
PROVISÕES ELETRÔNICAS DE CONTROLE DE OPERAÇÃO.
CONFIABILIDADE E FACILIDADE DE MANUTENÇÃO.

RADAR
MIRAGE III
MIRAGE 2000 C
– CYRANO II
– ALCANCE NOMINAL: 27 NM
( Ver Nota 1)
SEM CAPACIDADE “LOOK DOWN”
– UM ÚNICO ALVO ACOPLADO, NÃO É POSSÍVEL DETECTAR OUTROS ALVOS
– SEM CAPACIDADE AR-SOLO
MODOS DE OPERAÇÃO – VARREDURA E ACOPLAMENTO
– RDI – DOPLLER
– ALCANCE OPERACIONAL: 54 NM ( Ver Nota 2)
– CAPACIDADE “LOOK DOWN”
– CAPACIDADE AR-SOLO
– INTEGRAÇÃO DE ARMAMENTOS
VÁRIOS MODOS DE OPERAÇÃO
IFF: IDENTIFICAÇÃO E INTERROGAÇÃO
QUALQUER TEMPO, QUALQUER ALTITUDE

Nota 1: A cacpacidade atual do radar do Mirage III é considerada Zero.
Nota 2: Em condições especiais o alcance do Radar RDI alcança 70 NM. Testes operacionais por pilotos da FAB confirmaram esses valores.

GUERRA ELETRÔNICA
MIRAGE III
MIRAGE 2000 C
NENHUMA CAPACIDADE
– RWR.
– CHAFF.
– FLARE
– CAPACIDADE DESIGNADOR LASER.( Ver Nota)
– CAPACIDADE POD DE RECONHECIMENTO (Ver Nota)

Nota: O avião já tem previsão para a instalação do designador laser
e pod de reconhecimento. Esses equipamentos não acompanham o pacote .

NAVEGAÇÃO e ATAQUE
MIRAGE III
MIRAGE 2000 C
– GPS DE USO VFR
– VOR
– SISTEMA DOPPLER
– SISTEMA DE NAVEGAÇÃO INERCIAL (INDEPENDENTE E AUTÔNOMO DE GRANDE PRECISÃO)
(Ver Nota)
– VOR
– RADAR ALTÍMETRO

Nota: O sistema Inercial garante uma imprecisão de até 1 NM, por hora de Vôo, que pode ser corrigido pelo piloto

LOGÍSTICA
MIRAGE III
MIRAGE 2000 C
Conceito Logístico Antiquado, Demanda Grande Quantidade de Pessoal e Material.
Inspeções Preventivas a Cada 75 Horas de Vôo, e com Complexidade Crescente.
Todo mau Funcionamento Requer Pesquisa no Sistema para Identificação do Equipamento em Pane.
– Conceito Logístico Moderno, Demanda Pequena Qantidade de Pessoal e Material.
– Inspeções Preventivas Calendáricas Semestrais, até 1.000 Horas de Võo.
– Aeronave equipada com BIT (BUILT IN TEST) Panes Arquivadas na Memória e com Facilidade de Consulta, Diinuindo o Tempo de Pesquisa e Solução das Panes.

DefesaNet

Matérias publicadas em Agosto 2005

FAB no Esforço pelo Mirage 2000C/B Link

Mirage 2000 C/B CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS I Link

Mirage 2000 C/B CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS II Link

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