Tenente Wanessa Liz E Major Bazilius
Na noite dessa quarta-feira (05), o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, acompanhado dos Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, estiveram no Posto de Vacinação do Comando Conjunto Planalto (CMP), localizado na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília (DF).
A ação de apoio ao Governo do Distrito Federal (GDF), para o combate à COVID-19, envolve militares das Forças Armadas e ocorre no formato drive-thru, sistema que possibilita a aplicação do imunizante sem que haja aglomeração. O horário de funcionamento será das 18h às 23h, de segunda a sexta-feira.
O Ministro de Defesa destacou que diversos Postos de Vacinação estão instalados em todo o País. "A nossa missão prioritária é a vacinação. Estamos prontos e, havendo a necessidade, solicitação e disponibilidade da vacina, as Forças Armadas estarão prontas para cooperar. Este centro, na capital do País, é mais um evento em apoio ao combate à COVID-19", afirmou.
A Força Aérea emprega seus militares, profissionais da saúde, na ação. De acordo com o Comandante da Aeronáutica, a Instituição está envolvida no combate ao novo Coronavírus há mais de um ano. "Nós, talvez, tenhamos sido a ponta de lança, realizando a primeira ação que foi feita dentro do Brasil, que foi a retirada de brasileiros que estavam em Wuhan. E continuamos atuando até hoje, a exemplo desse posto que foi inaugurado em Brasília, em diversos locais. É muito importante a nossa participação, juntamente com as outras Forças Armadas, neste e em diversos outros postos e atividades", salienta o Oficial-General.
O Policial Militar Cleverson Tavares comentou sobre a importância da vacinação. "Momento muito feliz para mim estar vacinado. Todos nós temos que ter este mesmo objetivo, evitar que vidas se percam", finaliza.
O funcionamento seguirá o mesmo calendário determinado pelo GDF e serão aplicadas tanto a primeira quanto a segunda dose dos imunizantes de combate ao novo Coronavírus.
Ações do Comando Conjunto Planalto
Desde o início da pandemia, os militares do Comando Conjunto Planalto já realizaram 142 campanhas de doação de sangue, com quase 1.500 voluntários; distribuíram centenas de cestas de alimentos e kits de higiene para famílias de baixa renda; transportaram 420 toneladas de cargas em apoio a órgãos de saúde e segurança pública; produziram 52 mil máscaras para proteção das tropas empregadas no combate ao novo Coronavírus; descontaminaram mais de 300 espaços públicos; além de empregarem 11 aeronaves no transporte de pacientes.
O Comando Conjunto Planalto é formado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Desde o ano passado, a Instituição atua na linha de frente em ações de combate e prevenção à COVID-19.
Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER