Tabatinga (AM) – O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto, recebeu na manhã desta segunda-feira (20/03) a Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministra Rosa Weber, no Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, localizado no município de Tabatinga. Durante uma breve explanação à comitiva, o General Furlan destacou os desafios que a Amazônia impõe e o trabalho das Forças Armadas em cooperação interagências.
O Comando Militar da Amazônia (CMA) é responsável por uma área extensa, correspondente a 26% do território nacional e compreende os estados de Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas. Para o efetivo controle da região, o Comandante ressaltou a importância das agências trabalharem juntas para o cumprimento do arcabouço legal. Ele mencionou a apreensão de 2.715 kg de maconha tipo skunk pelo 3º Pelotão Especial de Fronteira, em Vila Bitencourt, durante uma operação com aeronave do 4º Batalhão de Aviação do Exército, e destacou a importância da integração com a Polícia Federal para o sucesso nesse tipo de operação.
A região do Vale do Javari é estratégica e apresenta desafios que requerem a cooperação interagências para superá-los, fator essencial para a segurança local e para o cumprimento do arcabouço legal. A ministra Rosa Weber cumpre agenda na cidade até terça-feira (21), buscando dialogar com as autoridades locais e lideranças indígenas para se aproximar dos povos originários. O Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Solimões/8º BIS, realiza o apoio à visita, provendo a segurança e o apoio logístico da comitiva na região. As tropas empregadas na missão são treinadas e certificadas para prover uma pronta resposta adequada e oportuna em qualquer situação.
Fonte: Comando Militar da Amazônia