Manaus (AM) – O 1° Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) realizou Estágios Básicos do Combatente Aeromóvel (EBCA) para 253 militares da Unidade, em parceria com o 4° Batalhão de Aviação do Exército.
Com a conclusão dos EBCA, turnos 24/4 e 24/5, o Batalhão conclui a capacitação de todo seu Efetivo Profissional em Operações Aeromóveis na Selva, potencializando ainda mais o poder de combate dessa Unidade integrante da Força de Prontidão do Comando Militar da Amazônia.
Durante os estágios, os militares praticaram técnicas aeromóveis como rapel, fast hope, helocasting, evacuação de feridos, preparação de cargas, abandono de aeronave em massa aquática, comunicações e balizamentos de aeronaves, além de participarem de operação militar com infiltração através floresta, seguida de conquista e manutenção de cabeça de ponte aeromóvel. O Estágio de Operações Aeromóveis é, portanto, um componente vital na estratégia de defesa e preservação da Amazônia.
No mês de junho, Exército Brasileiro celebrou a conclusão do Estágio de Operações Aeromóveis de 48 militares que integram o Comando Militar da Amazônia (CMA). O estágio, que contou com a participação de integrantes de diversas organizações militares, foi fundamental para a capacitação diante das missões desafiadoras na região amazônica, garantindo a proteção e a soberania do território brasileiro.