Um menino de 14 anos encontrou os restos de um avião militar da Segunda Guerra Mundial, na Dinamarca.
Foi por causa de uma pesquisa para a escola que Daniel resolveu finalmente sair pelos campos de Birkelse, no norte da Dinamarca, atrás da história que ele passou vida ouvindo o bisavô contar.
Com um detector de metais e a ajuda do pai, o menino de 14 anos queria achar um avião da Alemanha nazista que teria caído muito perto da casa da família, em 1944, quase no fim da Segunda Guerra Mundial. E ele acabou achando tudo.
“É incrível eu ter encontrado essas coisas”.
Daniel ainda se espanta diante das partes do avião passaram mais de 70 anos debaixo da terra. O historiador Soeren Flensted conta que os arquivos mostravam que o avião tinha desaparecido na Dinamarca, mas que ninguém sabia onde ele estava.
Bom, o bisavô de Daniel sempre soube.
“Eu vi um avião alemão voando para cima e para baixo, até que ele desceu com uma velocidade muito rápida”, relembra Siggard Jensen, aos 94 anos. “Penso que pode ter sido suicídio, mas o piloto pode também ter perdido a consciência quando fez aquelas manobras”, conclui.
Junto do avião, pesquisadores encontraram o uniforme da Luftwaffe, a força aérea alemã, documentos, e uma ossada que provavelmente era do piloto.
Uma organização alemã responsável por cuidar dos túmulos e da memória dos soldados mortos na Segunda Guerra Mundial vai agora tentar descobrir quem era o piloto do avião encontrado na Dinamarca.