O caça Sukhoi T-50 de 5ª Geração foi apresentado no Show Aéreo de Moscow e sua primeira aparição em público foi na quarta-feira (17 AGO 11). A apresentação é considerada o ponto alto na MAKS 2011 International Aviation and Space Show.
O vôo foi observado plo Primeiro-Ministro Vladimir Putin e outros representantes do governo russo.
O voo não teve manobras de evolução típicas de demonstrações aéreas devido o avião ainda estar em desenvolvimento e realizando voos de teste.
Era importante para a companhia Sukhoi e seus parceiros indianos no desenvolvimento do avião, mostrar que o avião não era somente um avião de papel mas real, de metal e voando.
O T-50 projetado dentro do programa PAK FA (Future Aviation System for Tactical Air Force) pela Sukhoi OKB, sera aa principal jóia da Força Aérea da Rússia. Até o momento os principais caças da Força Aérea da Rússia são o Mikoyan MiG-29 e os caças da Família Sukhoi Su-27 , a principal força desde os anos 80 e estão próximos da obsolescência.
O T-50 é o principal projeto e desenvolvimento de um novo caça desde a dissolução da União Soviética (1991).
A data inicial para a entrada em serviçio é tão próxima como 2015, e será o primeiro avião da Rússia a ter características “stealth” (discretas), onde técnicas de construção discretas tornam a aeronave de difícil detecção ao radar.
Como seu parceiro o caça Americano F-22 Raptor, ele terá capacidade “supercruise” (voar a velocidade supersônica com consume reduzido de combustível),e capaz de realizar manobras de elevado G, graças ao empuxo vetorial e ao sistema de controle avançado.
O T-50 fez seu voo inaugural na fábrica da Sukhoi, em Komsomolsk-on-Amur , Siberia, em Janeiro de 2010 e já há dois protótipos realizando um programa de testes no centro de desenvolvimento em Zhukovsky , cercanias de Moscou.