Ricardo Fan
Aparentemente, a Lockheed Martin fabricante do Hercules C-130, acusou o golpe ontem, ao menos na rede social Twiiter, no lançamento do KC-390.
As hashtags mais utilizadas ontem no roll-out do KC-390 eram #KC390 e #KC390rollout, hashtags são compostos pela palavra-chave do assunto antecedida pelo símbolo cerquilha (#). As hashtags viram hiperlinks dentro da rede, indexáveis pelos mecanismos de busca.
Assim, são palavras-chave (relevantes) ou termos associados a uma informação, tópico ou discussão que se deseja indexar de forma explícita no aplicativo Twitter, e também adicionado ao Facebook, Google+ e/ou Instagram.
Quase ao mesmo tempo a Lockheed Martin iniciava uma campanha com as hashtags #C130 e ainda #Herc60 (refente aos 60 anos da aeronave).
Os links levam para páginas da própria Lockheed Martin onde mostram os números do seu veterano avião – "Hercules by the Numbers" e uma segunda página, onde mostram mais números: de aerovanes entregues, quantidade de paises que utilzam o C-130 e dando enfase na questão de cadeia de suporte e manutenção -"Worldwide Fleet Support".
O Lockheed C-130 Hercules é um avião com cuja função principal é a de transporte aéreo. Capaz de pousar ou descolar em pistas pequenas ou improvisadas, foi concebido com o intuito de transporte de tropas e carga.
Em 1951, após a primeira crise com a URSS, os Estados Unidos decidiram modernizar a frota de transporte, constituída essencialmente pelos C-47 Skytrain e C-119 Flying Boxcar que participaram na Segunda Guerra Mundial. Assim, a USAF iniciam uma demanda por aviões de assalto que pudessem decolar e pousar em pistas rudimentares.
Em 1952 a USAF aceita o projecto YC-130A da Lockheed e encomenda dois aparelhos. A 23 de agosto de 1954 o protótipo faz o seu primeiro voo e dois anos depois, a 9 de dezembro o C-130A entra ao serviço da USAF.
Atualmente desempenha uma larga gama de papeis, incluindo transporte de pára-quedistas, reconhecimento climatérico, reabastecimento aéreo, combate aéreo a incêndios e evacuação médica. Existem mais de 40 modelos do Hercules utilizados em mais de 70 nações.
Com 60 anos de serviço, a família C-130 detém o recorde de mais longo ciclo de produção de aviões militares em toda a história. Ao todo ja foram produzidos 2 400 aeronaves.
Entra em cena o KC-390 da Embraer #KC390 #KC390rollout
Ontem, dia 21 de outubro de 2014, A Embraer apresentou publicamente o primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390 produzido na fábrica de Gavião Peixoto (SP), um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira.
Com uma campanha nas redes sociais, no twitter as hashtag são #KC390 e #KC390rollout, ficaram entre as primeiras nos "trend topics". Os Trending Topics (TTs) ou Assuntos do Momento são uma lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter pelo mundo todo.
O KC-390 da Embraer é uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.
Além do contrato com a Força Aérea Brasileira para as 28 unidades, a próxima etapa é a transformação das cartas de intenções que hoje estão assinadas com outros cinco países correspondendo a 32 aeronaves e vendas firmes.
A estimativa é alcançar mais de cem unidades produzidas já na primeira década, a maioria… Para substituir os veteranos C-130 Hercules da Lockheed Martin.