Nelson During
Editor-Chefe DefesaNet
No dia 12 de Outubro, seguindo o cronograma de testes, a aeronave protótipo do Cargueiro Multimissão KC-390, PT-ZNF, decolou da pista da EMBRAER de Gavião Peixoto (GPX) para o voo de Prova 38 segundo o registro do Flight Radar.
Após cerca 51 minutos de voo, quando a +- 21/22.000 pés a aeronave iniciou um teste de ESTOL (Stall) perda de sustentação, que levou perder cerca 18.000 pés em curto espaço de tempo 6 a 8 minutos. ( ver Exclusivo – KC-390 – Testes ao Extremo Link)
Tão logo começaram as análises em fóruns e junto com a discrição mantida pela empresa muitas “teorias conspiratórias” propagaram-se. A principal que a aeronave protótipo KC-390, prefixo PT-ZNF era considerada perda total.
Na data de hoje, quase seis meses após o incidente em voo no dia 12OUT2017, a EMBRAER Defesa & Segurança e o grupo de desenvolvimento comemoram o retorno aos testes de voo da aeronave de transporte multimissão KC-390, prefixo PT-ZNF.
No mesmo momento o segundo protótipo o PT-ZNJ também foi ao ar. Em um dado momento as duas aeronaves cruzavam os céus da região de Araraquara e a sede da EDS, Gavião Peixoto (GPX).
Podemos dizer que o KC-390 mostra-se resistente aos efeitos do combate, pois superou incólume aos danos geradas pelas inúmeras "Teorias Conspiratórias".
Dados de Voo
PT – ZNF – Duração do Voo 3:00 Horas
PT – ZNJ – Duração do Voo 0:53 Horas
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