Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet
Uma notícia que é uma verdadeira surpresa foi anunciada com exclusividade a DefesaNet pelo CEO da EMBRAER Defesa & Segurança Jackson Schneider na FIDAE 2016.
O cargueiro multimissão KC-390 atualmente em desenvolvimento que alcançou a marca de mais de 150 horas voadas, estará em exibição estática, no tradicional Farnborough International Airshow, que será realizado na Inglaterra, no período de 11 a 17 de Julho 2016.
Esta é uma bem calculada jogada de marketing da EMBRAER. Mesmo com a restrição orçamentária que afetou o cronograma de desenvolvimento atrasando-o em 18 meses, para a certificação final da aeronave.
Em meados do ano passado a EMBRAER Defesa & Segurança tomou a decisão corajosa de continuar com o programa de desenvolvimento e a construção dos demais protótipos, mais um para ensaios em voo e dois para ensaios estáticos, com recursos próprios.
Mesmo que após a Força Aérea Brasileira tenha conseguido amortizar parcelas em atraso, um outro efeito aconteceu. Os valores corrigidos pela valorização do dólar levara a dívida ficar estacionada no mesmo valor ou seja R$ 1, 4 Bilhão .
O risco de cruzar o Atlântico é minimizado pela confiabilidade e maturidade que os complexos sistemas de voo do KC-390 estão alcançando e demonstrando nas mais de 150 horas voadas desde as instalações da EMBRAER Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, SP.
São cerca hoje 28 aeronaves contratadas para a FAB e mais 32 para os países participantes do consórcio de desenvolvimento (Argentina, Chile, Portugal, Rep. Tcheca).
A direção através do CEO Jackson Schneider e o Diretor do Programa Cargueiro Multimissão KC-390.mostram-se confiantes e tranquilos com a evolução e que as metas do cronograma serão atingidas.
Matérias Relacionadas
KC-390 – EMBRAER otimista na perspectiva de mercado 2016 Link
Acesse a cobertura completa sobre o Programa KC-390 Link