Nelson Düring
editor-chefe DefesaNet
A empresa aeroespacial e de defesa Israel Aerospace Industries, mais conhecida pela sigla IAI, tem estabelecido parcerias com várias empresas no Brasil além de uma presença direta.Sua presença
A presença mais visível da IAI no Brasil é a operação do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) Heron pela Polícia Federal Brasileira, dentro do Programa SISVANT daquela organização.
No início de 2014 a Marinha do Brasil testou o Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) Heron em um estudo para possibilidade de integração destes sistemas no Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz).
Neste ano antes da LAAD assumiu a vice-presidência da IAI do Brasil, Miki Bar, que tem como CEO o brasileiro Henrique Gomes. Miki que era assessor especial do CEO do Grupo IAI assume com a missão de consolidar e expandir a presença no Brasil.
Sua visão de Brasil supera as atuais dificuldades econômicas do país. "Não estamos olhando para o curto prazo mas sim para o futuro", declarou Miki. E mais assertivo no futuro positivo do Brasil e da IAI no país afirmou: "Nós desejamos ser parte da indústria de defesa local".
Para isto duas ações foram tomadas:
1ª – Participação acionária na IACIT, e,
2ª – Participação na AVIONICS
As duas participações já têm obtém resultados positivos. Com a a IACIT alé
m de expandir os produtos da empresa estabeleceu centro de manutenção dos radares da IAI-ELTA usados nos AF-1M e C-295 Amazonas e P3AM Orion. Assim como lançou a base do Radara OTH (Over the Horizon), em localizade próxima à cidade de Rio Grande /RS.
O Radar OTH usando uma combinação de freqüências permite acompanhar a curvatura da Terra garantindo uma cobertura radárica várias vezes superior aos demais padrões.
Matérias Relacionadas
IACIT – Inicia a instalação do Radar OTH Link