O mercado de trabalho no setor aeronáutico vive momentos de grande expansão na demanda por mão de obra qualificada, mas, sem o necessário acompanhamento da qualificação de profissionais. Dentro deste quadro, empresas como a HELIBRAS, que emprega funcionários cada vez mais especializados, passam por dificuldades em preencher as vagas disponíveis.
“Vivemos uma revolução nos padrões de contratação. Nossa tarefa é encontrar profissionais de altíssima qualificação para uma empresa que está passando de 300 para 1.000 empregados e necessita de especialização até para as atividades mais primárias. Estamos desenvolvendo diversas parcerias e estratégias para suprir esta carência e vemos que a HELIBRAS está se tornando porta de entrada para carreiras internacionais, despertando, inclusive, o interesse do grupo Eurocopter em funcionários brasileiros”, conta Ana Renó, vice-presidente de Recursos Humanos e Administração da Helibras.
As estratégias citadas incluem parcerias entre HELIBRAS e a USP São Carlos na realização de estágios na Europa e com a Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI – para criação de cursos voltados à engenharia aeronáutica, além de aulas técnicas promovidas pelo Centro de Treinamento e pelo Instituto de Responsabilidade Social da empresa. No entanto, a necessidade de profissionais que estejam aptos a iniciar os trabalhos de maneira imediata faz com que a empresa busque currículos fora do país e treine brasileiros também no exterior.
“Oferecemos aos funcionários brasileiros a oportunidade de treinamentos e especialização na fábrica francesa da Eurocopter, estágio em bases da EADS, holding do grupo, bem como captamos de lá perfis de interesse para suprir as vagas mais urgentes, que, em médio prazo, serão ocupadas por brasileiros que estão estudando e se capacitando. Não só para trabalhar conosco, mas para estar apto a ocupar cargos importantes em qualquer empresa aeronáutica”, explica.
A HELIBRASs também está exportando criatividade brasileira. A empresa está auxiliando sua matriz, a EUROCOPTER, na contratação de engenheiros, o que confirma a inclusão do Brasil, de seus profissionais e de seu estilo, no mercado aeronáutico mundial, através da possibilidade de uma carreira no exterior.
“Além de tudo isso, é responsabilidade da empresa acomodar e integrar profissionais franceses que chegam ao Brasil, brasileiros que vão à França e novos funcionários que iniciam suas carreiras em um ambiente multicultural e de alta especialização”, ressalta Ana, responsável também pela gestão de toda essa integração cultural que envolve as muitas e múltiplas contratações.
Ana Renó iniciou seu trabalho na HELIBRAS em 2012, após viver em 18 cidades em cinco países entre a América e a Europa, trabalhando em empresas destacadas em seus segmentos. A executiva, que é mineira de nascimento, retorna às origens e chega à Itajubá com objetivos bem definidos: atrair, desenvolver e reter talentos em uma empresa em acelerado crescimento e diferentes culturas.