A equipe móvel brasileira de treinamento de operações na selva, Jungle Warfare Mobile Training Team (JWMTT), concluiu a capacitação de mais uma tropa da Brigada de Intervenção (FIB) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO), no dia 1° de abril.
O curso foi conduzido por 13 guerreiros de selva das Forças Armadas Brasileiras, com 90 horas de instrução. Participaram do intenso treinamento 31 oficiais e praças do Batalhão do Malawi. O curso difundiu técnicas, táticas e procedimentos específicos de operações na selva, com base em quatro pilares: Planejar, Navegar, Atirar e Operar.
|
|
O curso foi composto por instruções de orientação, técnicas aeromóveis, tiro real, técnicas de ação imediata, patrulhas de combate, dentre outras. De acordo com a diretriz do Force Commander da MONUSCO, General de Divisão do Exército Brasileiro Affonso da Costa, a FIB, desdobrada na selva ao nordeste da República Democrática do Congo, deverá submeter suas tropas ao programa de treinamento da JWMTT no momento de sua chegada à área de operações.
África do Sul, Malawi, Nepal, Quênia e Tanzânia são países que contribuem com tropas para a FIB. Ao todo, a equipe brasileira de operações na selva já capacitou mais de 2000 militares de diferentes países.
Comandante Militar da Amazônia recepciona tropa no porto do CECMA
|
|
Na madrugada do dia 06 de abril, o Comandante Militar da Amazônia (CMA), General de Exército Achilles Furlan Neto, acompanhado do Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM), General de Divisão Omar Zendim, e do Chefe do Centro de Coordenação e Operação do CMA, General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido, recepcionaram as tropas do 1º Batalhão de Infantaria de Selva e do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea, que retornaram da Operação Ágata Conjunta, no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).
A atividade faz parte do início da desmobilização das tropas que estão empregadas com o objetivo de combater crimes ambientais e transfronteiriços no contexto da operação Makuná III.
O Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, e o Adjunto de Comandando do CECMA, Subtenente Lúcio Mauro La Roque Dias, recepcionaram as autoridades e acompanharam a chegada da tropa ao Porto do CECMA.