Cabo Júlio E Major Oliveira Lima
O Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), localizado na Base Aérea de Natal (BANT), recebeu entre os dias 23 e 25 de agosto, a 2ª Fase da Auditoria Externa, com objetivo de inspecionar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
A atividade é um dos requisitos para a Certificação fornecida pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) autorizada como Organismo de Certificação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
O SGQ do GITE começou sua implantação em 2021, a fim de melhorar continuamente os processos e seus mapeamentos, vislumbrando a certificação NBR ISO 9001:2015, tendo sido auditado e recomendado para a segunda fase da certificação.
Na ocasião, estiveram presentes a Senhora Luciane de Oliveira Cunha, como auditora líder; o Tenente-Coronel Marcos Benedito dos Santos Maia e o Tenente Juliano Torteli de Godoi Zucato, auditores responsáveis e homologados pelo INMETRO para verificação e análise das organizações para a certificação.
Na reunião de abertura, realizada no dia 23, a equipe de auditores realizou uma apresentação para toda a organização, com o objetivo de determinar conformidade do SGQ. Além disso, verificar a eficácia do SGQ quanto ao compromisso contínuo aos seus objetivos definidos e identificar áreas para possíveis melhorias.
Na reunião de enceramento, o Comandante do GITE, Tenente-Coronel Aviador Yure Fernandes Rodrigues Cardote, agradeceu a equipe de auditores e todo o empenho do efetivo da organização, por terem conseguido implementar o SGQ.
"É notório o quanto o GITE cresceu e evoluiu em seus processos, idealizando o crescimento pessoal, profissional e institucional”, comentou.
Fotos: Sargento Toscano/ GITE