Aviação do Exército participa do Exercício CORE23 com 11 aeronaves
Belém (PA) – No dia 2 de novembro de 2023, o 2º Destacamento de Operações de Forças Especiais da 3ª Companhia de Forças Especiais participou de uma atividade de integração com uma unidade do 7º Grupo de Forças Especiais do Exército Americano. A ação integra a Operação CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise).
Os dois destacamentos trocaram experiências em técnicas, táticas e procedimentos, especialmente sobre ações táticas contra o inimigo e técnicas de ação imediata. Essa colaboração fortalece e aprimora as habilidades operacionais de ambas as unidades.
Exercício CORE 23
O Combined Operation and Rotation Exercise – CORE 23 é um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América, que acontece de 29 de outubro a 20 de novembro, nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte. A atividade tem como objetivos aumentar a capacidade operacional da tropa, manter os laços históricos de amizade entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.
A iniciativa resulta de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios combinados bilaterais anuais até o ano de 2028. Ao todo, participam 1.200 militares do Brasil e cerca de 300 dos Estados Unidos.
Aviação do Exército participa do Exercício CORE23 com 11 aeronaves
Taubaté (SP) – Helicópteros da Aviação do Exército Brasileiro serão empregados no Exercício CORE23 (Combined Operations and Rotation Exercises). Serão 11 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec AvEx, dos 1º e 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) de Taubaté (SP) e do Destacamento de Aviação, sediado em Belém (PA).
Os deslocamentos das aeronaves até os estados do Pará e Amapá começaram em outubro e envolve 108 militares da Aviação do Exército. Entre as missões de apoio que serão desempenhadas pela AvEx estão o transporte de tropas brasileiras e americanas, assalto aeromóvel, transporte de carga externa, salto livre operacional, entre outras missões.
CORE 23 é assunto na mídia nacional e internacional
Belém (PA) – No dia 2 de novembro, começou a primeira fase do Exercício CORE23 no estado do Pará e virou assunto para a imprensa nacional e internacional.
As emissoras de TV, rádio, portal e profissionais freelancers, acompanharam o primeiro dia de Estágio de Adaptação e Vida na Selva (EAVS), em região de floresta preservada na região metropolitana de Belém, ministrado para cerca de 150 militares americanos. Eles fazem parte da 101st Airborne Division (Divisão Aeromóvel) e da US Nacional Guard (Guarda Nacional), ambas Organizações Militares do Exército Americano.