Divulgação CMS
O sábado ensolarado levou mais de 4 mil pessoas ao Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio, em Tramandaí, a fim de assistir a Festa Nacional da Cavalaria. O evento comemorou, em âmbito nacional, o dia da Arma de Cavalaria, data marcada pelo nascimento de seu Patrono, o Marechal Osorio, nascido em 10 de maio de 1808, na Fazenda Conceição do Arroio, local onde hoje se situa o Parque Osorio.
Durante a Festa, os cavalarianos apresentaram uma encenação, relatando os principais momentos da vida do Patrono da Arma da Cavalaria, como as diversas participações em batalhas. Um dos momentos mais emocionantes foi a tradicional "Carga de Cavalaria", quando, em meio a explosões, os cavalarianos, junto aos blindados e aeronaves, cruzaram a galope o cenário da apresentação.
A visão do passado, retratado pela tropa hipomóvel com uniformes históricos, junto com as viaturas e blindados que representam o presente e o futuro do Exército, lembram a bravura, a coragem e o patriotismo do soldado brasileiro, resultando em campanhas sempre vitoriosas, na História do Brasil.
Valores e princípios como a honra e o civismo, cultivados nos quartéis, se traduzem em uma das mensagens deixadas pelo Marechal Osório, que vale para os dias atuais: “Para comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever”.
O evento foi coordenado pelo Comando Militar do Sul e executado pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osorio, de Porto Alegre, a mais antiga Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro que, por duas vezes em sua história, foi comandada por Osorio.
Participaram da demonstração forças de blindados, aeromóvel e hipomóvel:
– 360 militares
– 105 cavalos
– 41 viaturas (jipes, blindados e mecanizados)
– 2 aeronaves: 1 helicóptero Esquilo e 1 helicóptero Pantera