Uma comitiva formada por militares do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) e Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) está visitando, desde o dia 5 de agosto, diversas Guarnições de Aeronáutica para divulgar o Programa de Capacitação e Valorização do Corpo de Graduados.
De acordo com o Adjunto da Primeira Subchefia do EMAER, Tenente-Coronel Aviador Glauco dos Santos Cândido, as visitas são uma oportunidade para mostrar a uma parcela significativa do efetivo as mudanças estruturantes que estão sendo implementadas na carreira dos graduados.
“Sobretudo esclarecendo dúvidas e fomentado o entendimento de que o Comando da Aeronáutica [COMAER] efetivamente busca capacitar e valorizar o efetivo, através do viés meritocrático”, completa o oficial.
Na segunda-feira (12), a palestra foi ministrada na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), pelo Chefe da Primeira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto.
O Oficial-General apresentou um panorama da carreira atual do graduado e falou sobre os estudos que foram necessários para chegar nas mudanças apresentadas e qual o resultado esperado após a implementação do novo projeto.
“A palestra foi muito importante para o esclarecimento das mudanças que a Força Aérea está implementando, pois evidencia a preocupação do Alto-Comando em valorizar e motivar o corpo de graduado de forma sólida e eficaz”, comentou o Suboficial Geraldo de Souza Conceição, indicado da EEAR para realizar o curso de Graduado-Master.
Nos dias 5 e 6, foram visitadas as Guarnições de Alcântara (MA) e Natal (RN) e, até o dia 20, estão previstas visitas de divulgação institucional em Barbacena (MG), São José dos Campos (SP), Pirassununga (SP), Canoas (RS) e Boa Vista (RR).
Entenda o Programa
O Programa de Capacitação e Valorização do Corpo de Graduados foi aprovado no ano de 2018 e é composto de dois projetos: o do Graduado-Master e o de Educação Continuada.
Os objetivos são fortalecer a valorização da carreira do graduado; identificar e reconhecer o graduado que se destaca pelo seu desempenho profissional e sua conduta pessoal; fortalecer a coesão entre os integrantes da Organização Militar; estimular o espírito de corpo e os padrões de disciplina; incrementar, ao longo da carreira do graduado, novas experiências cognitivas e promover um reforço no aspecto motivacional do militar, permitindo, ao final da carreira, suboficiais capacitados e motivados para o exercício de atividades laborais de elevado nível de comprometimento e responsabilidade.
Fotos: Suboficial Jefferson/EEAR