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FAB – Unidade que fará manutenção do Gripen E completa 75 anos

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou nesta quinta-feira (19/05) uma cerimônia em celebração ao aniversário da unidade que completará 75 anos no próximo domingo dia 22 de maio. Localizado na zona norte da capital paulista, o parque é responsável pelo apoio às aeronaves de alta performance da Força Aérea Brasileira, como os caças F-5 e futuramente os Gripen E, além dos projetos de asas rotativas. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Interino, Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro.

As homenagens marcaram a solenidade, como a entrega do título honorífico de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” em reconhecimento pelos valiosos serviços prestados à instituição, da “Menção Destaque Logístico” e da Medalha Militar por tempo de serviço prestado. Além disso, o Suboficial da reserva Antranik Cassapian recebeu uma homenagem especial em comemoração aos 60 anos de dedicação à FAB e ao PAMA-SP.

O Parque de Material provê a Força Aérea Brasileira de apoio logístico na área de material aeronáutico programado pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico, a fim de mantê-la em treinamento eficiente na situação de paz e preparada para cumprir sua missão constitucional com eficácia quando mobilizada. “A grande gama de projetos sob a égide do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo comprova a elevada capacitação técnico-profissional alcançada ao longo dessas sete décadas e meia, levando esta Organização a ser eleita a responsável pelo suporte logístico da mais moderna aeronave de combate adquirida pela Força Aérea Brasileira – o F-39 GRIPEN”, ressaltou o Diretor do PAMA-SP, Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto da Fonseca Neubert.

História – O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo é uma das unidades mais antigas da Força Aérea Brasileira. Suas origens remontam ao ano de 1918, quando foi criada no Campo de Marte a antiga Escola de Aviação da Força Pública do Estado de São Paulo.

Em 1930, todo o acervo da escola foi transferido para o Exército e o Campo de Marte transformou-se em base de apoio para muitas linhas do antigo Correio Aéreo Militar. Em 1936, foi criado o Núcleo do 2º Regimento de Aviação, do qual fazia parte uma subunidade denominada Parque Regional, equipada com duas pequenas oficinas destinadas ao reparo de motores e de aviões. E foi em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, que o Parque Regional recebeu autonomia administrativa e passou a denominar-se Parque de Aeronáutica de São Paulo.

A partir daí houve uma intensa construção de hangares e edifícios destinados a transformar a unidade em um estabelecimento industrial plenamente adequado às exigências de manutenção do equipamento aéreo da FAB. Os projetos de engenharia foram elaborados com a colaboração da Base Aérea de Wright-Patterson da Força Aérea dos Estados Unidos e dimensionados para apoiar a manutenção de um significativo número de aeronaves do acervo da FAB, a cada ano.

A aquisição da maquinaria, ferramental e testes foi efetuada nos EUA, aproveitando facilidades criadas por acordos governamentais com aquele país. Em 1952, as construções e instalações industriais estavam concluídas, o pessoal treinado e o sistema de manutenção organizado. O PAMA foi responsável pela manutenção do F-8, primeiro jato da FAB e do Mirage F-103, primeira aeronave supersônica.

Ao longo das últimas décadas, continua o Parque recebendo investimentos destinados à sua ampliação e modernização, o que tem mantido a Organização apta a enfrentar os desafios tecnológicos que a aviação moderna impõe permanentemente.

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