Aspirante Flávia Rocha E Capitão Oliveira Lima
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no sábado (25) e neste domingo (26), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave C-105 Amazonas, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV) – Esquadrão Onça, transportou 3,4 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), do Rio de Janeiro (RJ) para Brasília (DF) e Belém (PA). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.
O FAB 2811 decolou da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), às 13h10 (horário de Brasília), e pousou na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, às 15h40, onde fez o descarregamento de 145 quilos de itens hospitalares. De lá, seguiu neste domingo (26), às 12h55, para a Ala 9 – Base Aérea de Belém, onde pousou às 17h55. A carga transportada será entregue a hospitais localizados no Distrito Federal e no Pará, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento ao novo Coronavírus.
O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Marcelo Augusto Xavier de Almeida, falou da satisfação de participar da missão. “É muito gratificante saber que esses materiais vão possibilitar que a população brasileira receba os cuidados necessários para combater a COVID-19”, destacou.
Para o Suboficial Dayverson de Souza, mecânico da aeronave, é uma honra participar da Operação COVID-19 e fazer parte da Força Aérea Brasileira nesse momento de crise pandêmica mundial. “É uma Operação que está salvando vidas pelo Brasil todo”, pontuou.
Operação COVID-19
A Operação COVID-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.
Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.