Coronel Grandis
Durante os dias 28 e 29 de agosto, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou das Jornadas de Poder Aeroespacial 2019 na Escola Superior de Guerra Aérea (ESGA), em Buenos Aires, na Argentina.
O evento marcou os 75 anos de criação da Escola e contou com a participação das Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Noruega, Peru, bem como de entidades da indústria aeroespacial argentina e da Universidade da Dakota do Norte (EUA).
A FAB apresentou o tema: Poder Aéreo – O desafio de proteger, controlar e apoiar a integração nacional em um país como o Brasil. O Tenente-Coronel Aviador Tony Gleydson Barbosa Costa representou a FAB no evento, e durante sua apresentação abordou sobre a definição da Dimensão 22, a necessidade de reestruturação da FAB para cumprir com sua missão síntese, o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais, além dos Programas KC-390 e F-39 Gripen NG como estratégia do poder aeroespacial para o Brasil.
“Eventos como esse são importantíssimos para fortalecer os laços de amizade entre os países envolvidos, permitindo observar que todos compartilham dos mesmos desafios. O Poder Aeroespacial é um dos maiores investimentos que uma nação pode realizar para garantir a liberdade de seu povo”, destacou o Tenente-Coronel.
A Escola Superior de Guerra Aérea da Força Aérea Argentina foi criada em 1944 e se encontra nas instalações destinadas ao Centro Educativo das Forças Armadas. Suas ações permitem aperfeiçoar os oficiais das Forças Armadas Argentina e demais países convidados, incluindo o Brasil, no planejamento e condução da ação militar conjunta.
Fotos:Escola Superior de Guerra Aérea – ESGA