Ajuste de curso na FAB
Na última semana a Finlândia recusou o caça sueco Gripen F-39 E e anunciou que vai comprar o avião de quinta geração F-35A Lightning II dos Estados Unidos. Esse foi o segundo revés do avião sueco-brasileiro, que esperava vender para a Suíça, que também decidiu pelo F35. A última concorrência internacional para compra de um novo avião de combate é no Canadá, mas por lá as chances dos suecos da SAAB são ainda menores, disse uma fonte da caserna.
Lockheed Martin F-35A Lightning II on Suomen seuraava monitoimihävittäjä. Ensimmäiset F-35A-koneet saapuvat Suomeen vuonna 2026. #ilmavoimat #puolustusvoimat #hxhanke
Tutustu uuteen hävittäjään jo nyt Puolustusvoimien kalustokuvastossa: https://t.co/scAdLJTAYA pic.twitter.com/AnO8m5Xguw
— Ilmavoimat (@FinnishAirForce) December 13, 2021
Lockheed Martin F-35A Lightning II will be the multi-role fighter replacing the F/A-18 Hornet fleet's capability. #ilmavoimat #hxhanke
The procurement will include 64 F-35A multi-role fighters in the newest Block 4 configuration. Read more: https://t.co/ao4QakZ67s pic.twitter.com/MgAb8MM5zV
— Ilmavoimat (@FinnishAirForce) December 10, 2021
“Canadá é ligado aos Estados Unidos e parte do sistema NORAD, de defesa da América do Norte, então será mais fácil para o F35 vencer a concorrência também”.
Com esse fracasso de vendas, somente Brasil e Suécia serão operadores do avião, que segundo o militar vai ser um problema devido aos altos custos de manutenção no longo prazo.
Nesta semana a África do Sul anunciou que todos os seus Gripen da versão mais antiga estão no chão devido aos altos custos logísticos.
Um brigadeiro da FAB disse que a Força Aérea já estuda uma outra opção de aeronave para complementar a aviação de caça e não ficar dependente de um único fornecedor. As opções estudadas são a de um avião de combate leve a jato, ou mesmo o F35, pois a fabricante Lockheed Martin está oferecendo o avião ao mercado internacional por quase o mesmo preço do caça sueco.
Um ponto que tem incomodado a FAB é que o cronogrma de integrações de armas e sistemas imposto segue os requisitos impostos pela Agência de Armamentos da Suécia, FMV, atendendo às demandas da Força Aérea da Suécia (Flygvapnet). O sócio brasileiro tem os seus interesses postergados.
O limitado número de células do F-5M/FM disponíveis e as suas restrições operacionais, pelas horas de voo já alcançadas, torna a entrada dos Gripen na força cada vez mais uma demanda prioritária.
No dia 24 Novembro as quatro primeiras aeronaves Gripen F-39E foram entregues à FAB, nas instalações da SAAB in Linkoping, com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Força Aérea Brasileira; do Major-General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca; Micael Johansson, Presidente e CEO da SAAB.