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FAB Notas Estratégicas III – Ajuste de curso na FAB

Ajuste de curso na FAB

Na última semana a Finlândia recusou o caça sueco Gripen F-39 E e anunciou que vai comprar o avião de quinta geração F-35A Lightning II dos Estados Unidos. Esse foi o segundo revés do avião sueco-brasileiro, que esperava vender para a Suíça, que também decidiu pelo F35. A última concorrência internacional para compra de um novo avião de combate é no Canadá, mas por lá as chances dos suecos da SAAB são ainda menores, disse uma fonte da caserna.

“Canadá é ligado aos Estados Unidos e parte do sistema NORAD, de defesa da América do Norte, então será mais fácil para o F35 vencer a concorrência também”.

Com esse fracasso de vendas, somente Brasil e Suécia serão operadores do avião, que segundo o militar vai ser um problema devido aos altos custos de manutenção no longo prazo.

Nesta semana a África do Sul anunciou que todos os seus Gripen da versão mais antiga estão no chão devido aos altos custos logísticos.

Um brigadeiro da FAB disse que a Força Aérea já estuda uma outra opção de aeronave para complementar a aviação de caça e não ficar dependente de um único fornecedor. As opções estudadas são a de um avião de combate leve a jato, ou mesmo o F35, pois a fabricante Lockheed Martin está oferecendo o avião ao mercado internacional por quase o mesmo preço do caça sueco.

Um ponto que tem incomodado a FAB é que o cronogrma de integrações de armas e sistemas imposto segue os requisitos impostos pela Agência de Armamentos da Suécia, FMV, atendendo às demandas da Força Aérea da Suécia (Flygvapnet). O sócio brasileiro tem os seus interesses postergados.

O limitado número de células do F-5M/FM disponíveis e as suas restrições  operacionais, pelas horas de voo já alcançadas, torna a entrada dos Gripen na força cada vez mais uma demanda prioritária.  

No dia 24 Novembro as quatro primeiras aeronaves Gripen F-39E foram entregues à FAB, nas instalações da SAAB in Linkoping, com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Força Aérea Brasileira; do Major-General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca; Micael Johansson, Presidente e CEO da SAAB.

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