Search
Close this search box.

FAB lança documentário pelos 70 anos da Esquadrilha da Fumaça

Major Oliveira Lima

 

A Esquadrilha da Fumaça realizará neste sábado (14/05), a partir das 14h30, a live Fumaça 70, em comemoração ao septuagenário do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), direto da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O evento será no dia do aniversário da Esquadrilha que, em 14 de maio de 1952, realizou sua primeira demonstração oficial. 

Utilizando as aeronaves North American T-6, a Esquadrilha da Fumaça originou-se da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de "Esquadrilha da Fumaça". A primeira escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana.

Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões com distintivo e pintura próprios. Assim, a Esquadrilha da Fumaça foi aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais no Brasil e no exterior, até que em 1963 foi transformada em "Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira", única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969, ano em que recebeu sete jatos Super Fouga Magister (T-24). Por limitações técnicas, os T-24 operaram até 1972 e, como não haviam abandonado o velho T-6, continuaram as apresentações até que, em 1976, após 1.272 demonstrações, o então Ministério da Aeronáutica resolveu não utilizar mais a aeronave. A partir daquela data, a Fumaça cessou suas atividades por um breve período.

Alguns anos mais tarde, já na AFA, houve a reativação da Fumaça com o T-25 Universal – o famoso “Cometa Branco”. Em 8 de dezembro de 1983, foram adquiridos os EMB-312 Tucano – famosos T-27, da Embraer, aeronave utilizada até março de 2013, ano em que se iniciou a implantação dos A-29 Super Tucanos, com a bandeira do Brasil na cauda dos aviões utilizados até então nas demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça.

Live Fumaça 70

A transmissão ao vivo da demonstração acontecerá direto da Academia da Força Aérea. Por ser um voo transmitido pelo canal da equipe no Youtube, os portões da AFA não estarão abertos para o público assistir presencialmente.

Na ocasião, o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, piloto número 5 – Ala Esquerda Externa – o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número 6 – Ala Direita Externa e o locutor de eventos aéreos farão a locução e todo o direcionamento da live que terá, ainda, acrobacias de aviões civis e participações especiais de personalidades que já voaram com a Fumaça.

A live terá duração de, aproximadamente, 1h30 e será transmitida pelo canal de Youtube da Esquadrilha da Fumaça www.youtube.com/esquadrilhadafumaca.

FAB lança documentário pelos 70 anos da Esquadrilha da Fumaça

Para marcar essas sete décadas de história, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) produziu um documentário em vídeo que será publicado em quatro blocos temáticos.

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, completa 70 anos no próximo dia 14 de maio. Para marcar essas sete décadas de história, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) produziu um documentário em vídeo que será publicado em quatro episódios temáticos.

O produto traz uma linguagem leve, baseada em depoimentos dos Fumaceiros e belas imagens. A estética lúdica trazida pelo formato de desenho animado utilizado em alguns momentos é especialmente voltada ao público infantil – e aos adultos que voltam a ser criança assistindo às demonstrações – em alusão à maneira como o público muitas vezes enxerga a Fumaça, como se não fossem reais ou palpáveis.

No primeiro vídeo, intitulado "No solo", o público vai saber mais sobre o trabalho dos Anjos da Guarda, aqueles responsáveis por manter aeronaves e equipamentos sempre seguros.

Na segunda parte, "Nos Bastidores", é possível acompanhar um pouco das cenas que geralmente não são vistas pelo público, como as viagens e a saudade da família.

"No Ar" é o episódio em que os pilotos contam suas histórias e a maneira como treinam para fazer as manobras que encantam a todos por onde passam.

Para finalizar, o quarto vídeo é dedicado à razão de ser do Esquadrão: o público. Os depoimentos tratam da relação dos integrantes da Fumaça com aqueles que os inspiram e são por eles inspirados.

Inscreva-se no canal da FAB no YouTube e acione as notificações clicando no "sininho" para ser avisado dos próximos vídeos.

Acesse agora e assista ao primeiro vídeo da série.

Fotos: Sargento Batista / Agência Força Aérea

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter