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FAB assina contrato para compra de 28 unidades do KC-390

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O Editor

A partir de 2016 a Força Aérea Brasileira começa a receber 28 unidades do KC-390, o maior avião já projetado no País. O contrato de aquisição foi anunciado na terça-feira (20/5) com a presença da Presidenta Dilma Roussef em uma solenidade realizada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Dilma Roussef ressaltou que além de equipar a FAB, o KC-390 será exportado. "Nós queremos este produto em todas as partes do mundo", disse. A Presidenta também destacou a importância do reequipamento das Forças Armadas e do apoio à indústria de defesa. "Essa parceria FAB e Embraer é fundamental para o País".

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, ressaltou que o contrato assinado hoje ajudará na exportação do KC-390. "É um sinal para todas as Forças Aéreas do mundo para que elas possam também, com confiança, adquirir um produto brasileiro", explicou. Na fase atual do projeto, mais de 50 empresas brasileiras participam da iniciativa.

A solenidade também marcou a inauguração do hangar de 30 mil metros quadrados onde ocorrerá a montagem final dos KC-390. Desenvolvido a partir de 2009 como um projeto conjunto entre a FAB e a Embraer, o modelo já tem intenções de compra da Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.

O Presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, lembrou da importância do contrato para a ampliação do número de empregos do setor e que o KC-390 marca a primeira vez em que o Brasil ocupa a posição de líder em uma parceria que envolve países europeus (Portugal e República Tcheca) e da América Latina (Argentina). "Nós temos aqui em Gavião Peixoto o estado da arte da indústria aeroespacial", declarou.

Na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto já está em estágio avançado a montagem do primeiro protótipo do KC-390. O planejamento prevê o primeiro voo ainda em 2014.

28 unidades em doze anos

As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos, sendo a primeira no final de 2016. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.

"Hoje é um dia histórico para a Força Aérea Brasileira", resumiu o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. "O KC-390 é um projeto que foi cuidadosamente especificado para servir ao nosso País, em total alinhamento com as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa e vai representar um salto na capacidade operacional da aviação de transporte".

Na FAB, os KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia. O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não passa dos 671 km/h.

O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390. Também poderão ser levados 80 soldados equipados em uma configuração de transporte de tropa ou 64 paraquedistas ou 74 macas mais uma equipe médica. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas.

Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.

Ficha Técnica

KC-390

– Envergadura: 35,05 metros
– Comprimento: 35,20 metros
– Altura: 12,15 metros
– Velocidade máxima: 870 km/h
– Altitude máxima: 11.000 metros
– Alcance com 19 toneladas de carga: 3.590 km

 

 

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