Tenente Cristiane e
Tenente-Coronel Santana
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu da Embraer a primeira aeronave E-99M modernizada. A cerimônia de entrega ocorreu na sexta-feira (27), em Gavião Peixoto (SP), e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Presidente & CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, e pelo Presidente & CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider.
Também participaram da cerimônia integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira, Vice-Presidentes, Diretores, Executivos e funcionários da Embraer, além de representantes das empresas parceiras.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a importância de uma Instituição moderna e que se atualiza sempre. "A Força Aérea, fazendo valer a tradição de se manter atualizada, coesa e em prontidão, decidiu modernizar os sistemas desta aeronave, além de outras capacidades para garantir a soberania do nosso espaço aéreo", declarou o Oficial-General.
A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em conjunto com a Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, a Aeroelectronica International e a Rohde & Schwarz.
|
|
|
O Presidente da COPAC, Major-Brigadeiro-do-Ar Valter Borges Malta, esclareceu sobre como o projeto de modernização do E-99M fará a diferença no cumprimento da missão da Instituição. "Esse avião participa não só da ação de Controle, mas também da ação de Defesa, facilitando a atividade da Força Aérea na vigilância do nosso espaço aéreo", disse.
O Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, enfatizou a importância da parceria entre a FAB e a Embraer, além das novas capacidades. "Estamos entregando uma aeronave que vai ter um melhor alcance, uma capacidade de emprego mais eficiente, muito mais atualizada", comentou.
Do processo de contratação, muitas histórias revividas hoje, com o negociador pela @embraer e excelente profissional, Rafael Daher.@RFA_digital @poderaereo @aerodefesa @aero_in @Defaereanaval @DefesaNet @tecnodefesa @sentandoapua @avioesemusicas pic.twitter.com/DAPNLGl1A3
— Brigadeiro Baptista Jr (@CBaptistaJr) November 27, 2020
A aeronave E-99M
Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira. O emprego das aeronaves E-99M é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento do avião, juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica.
O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium.
|
|
|
Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.
A aeronave será operada pelo Esquadrão Guardião (2°/6° GAV), sediado na Ala 2, na cidade de Anápolis (GO). Segundo o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, essas características evidenciam a relevância do processo de modernização. "É uma honra muito grande receber esta aeronave neste momento. É um ganho, não só para o Esquadrão e para a Força Aérea Brasileira, mas principalmente para o País", afirmou.
Comandante da Aeronautica Ten Brig Brmudez em um dos consoles de controle do E-99M. Novos módulos do radar SAAB Erieye permitem maior alcance de cobertura radárica.Novos consoles com monitores mais potentes e que consomem menos energia
Inspeções de Recebimento
Antes da entrega da aeronave, ocorreram inspeções interna e externa da aeronave; verificações operacionais no solo (plataforma básica e sistema operacional); dois voos de inspeção, sendo um da plataforma básica e outro com teste de todos os sistemas operacionais; além de verificação documental da aeronave.
Fotos: Soldado Wilham Campos / CECOMSAER
Vídeo: Sargento Barros e Santiago / CECOMSAER
Material Adicional
Release da EMBRAER
Embraer entrega primeiro jato E-99 modernizado à FAB Link
Release em Inglês
Embraer delivers the first modernized E-99 jet to the Brazilian Air Force Link