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F-39 – FSP- Brasil começa a operar os caças mais avançados da América Latina

Matérias Introdução do Gripen F-39 na Força Aérea Brasileira

Os principais jornais publicaram entrevistas com executivos da SAAB no domingo (18DEZ2022)

Reproduzimos aos nossso leitores, pois cada matéria pontos interessantes.

Infelizmente muitos são pura ficção.

Que seja um grande futuro para o Gripen nas Asas da Força Aérea Braisleira.

1 F-39 – FSP- Brasil começa a operar os caças mais avançados da América Latina

2 F-39 – OESP – Gripen marca o início de uma nova era na defesa aérea do Brasil; leia análise

 

3 F-39 – CB -"O Brasil é muito importante", ressalta presidente e CEO da SAAB

4 F-39 – OESP –   Após 16 anos de projeto, Gripen entra em operação na Força Aérea

O Editor

Igor Gielow

Folha de São Paulo

18 Dezembro 2022

 

SÃO PAULO A partir desta segunda-feira (19DEZ2022), o Brasil passa a operar os mais modernos caças da América Latina com a entrada em operação de quatro unidades do sueco Saab Gripen E, que serão apresen tadas na sede do Grupo de Defesa Aérea de Anápolis (GO).

Como a localização sugere, eles servirão para prover capacidade de interceptação de aeronaves intrusas no coração do poder, Brasília, a meros 150 km da base conhecida como Ala 2 da FAB (Força Aérea Brasileira). Hoje, o trabalho é de cansados F-5 americanos, comprados nos anos 1970 e modernizados pela Embraer.

“O início das operações é um marco, ao dotar a FAB de uma plataforma multimissão de última geração”, afirma o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior.

Ele já havia acelerado o processo de aquisição de mísseis para dar dentes aos caças, no caso os europeus Iris-T (curto alcance) e Meteor (além do campo visual do piloto).

Com isso, o Brasil começa a dominar as capacidades aéreas na região. O Chile opera versões muito capazes do F-16 americano e a Venezuela, os temidos modelos russos Sukhoi-30, embora neste caso haja dúvidas acerca da disponibilidade dos armamentos.

O Gripen, ainda que um avião monomotor de pequeno porte, é visto como no topo da chamada quarta geração de caças —a quinta sendo de modelos furtivos ao radar, como o americano F-35. O Gripen foi comprado em sua terceira geração, a E/F.

Custou 39,3 bilhões de co-roas suecas (R$ 20 bilhões pelo câmbio de hoje), em 2014.

O valor foi financiado em 25 anos, apesar de etapas de desembolso a serem abatidas de quase R$ 1 bilhão anualmente.

O Brasil adquiriu um pacote completo, com aviões e transferência de tecnologia, além de toda a parafernália de apoio em solo —dois simuladores de voo, uma estação que emula todos os sistemas do avião, ferramentas e computadores. Já foram treinados cerca de 20 pilotos e 20 técnicos na base.

As quatro unidades que chegam nesta segunda evidenciam os riscos de tal empreitada de longo prazo. Na programação revisada da FAB, seriam seis aviões operacionais neste ano, além do caça de matrícula 4100, que chegou em 2020 e segue como modelo de testes que garantiu o chamado Certificado de Tipo Militar das Aeronáuticas brasileira e sueca.

“Tivemos uma leve discrepância, mas sempre trabalhamos em sintonia com o cliente”, relativizou Mikael Franzén, chefe de marketing e vendas aeronáuticas da Saab, a fabricante do Gripen. Ele diz que o prazo final de entrega dos 36 aviões iniciais está mantido para 2027, e que dois novos caças serão desembarcados no começo do ano.

É uma peculiaridade de programas militares brasileiros.

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O Gripen já teve diversos atrasos: mesmo sua escolha ocorreu após 13 anos de idas e vin das do governo brasileiro, algo de resto comum.

Franzén indica uma mudança importante no desenho da produção local do caça.

 

O Brasil comprou 28 modelos E, de um lugar, e 8 F, de dois, que estão sendo desenhados com a Embraer em Gavião Peixoto (SP).

A expectativa inicial era de que esses bipostos seriam fabricados no Brasil, até porque partes de sua fuselagem já estão sendo feitas na unidade da Saab sem SãoBernardo do Campo (SP).

“Vamos concentrar a produçãode15 aviões[dos36] no Brasil.Mas, de acordo com a curva de aprendizado que tivemos e de forma acordada, faremos eles com um lugar, o modelo E”, disse Franzén.

Em relação ao comprometimento brasileiro com o projeto, o executivo disse não estar preocupado com a mudança de governo —até porque oGripen foi comprado, após longa novela, no governo petista de Dilma Rousseff, e até mesmo o eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi acusado de fazer lobby pelo avião.

“Compra de caças são negócios de Estado, não de governos.

A FAB é a cliente”, afirmou Franzén. Escaldado pela falta de verbas no passado, ele fez o reparo: “Vamos aguardar e ver.”

“O não aporte de recursos financeiros acaba por obrigar repactuações em ciclos mais constantes do que o desejado, ocasionando eventuais e indesejadas extensões na vigência contratual originalmente estabelecida”, disse o comandante da FAB.

Com efeito, a Força cortou parte da encomenda de cargueiros KC-390 da Embraer em favor de manter o fluxo financeiro do projeto Gripen e outros, o que gerou certa polêmica no meio militar.

Diz Baptista Junior: “O Gripen vem a substituir vetores aéreos que já foram desativados ou que já ingressam na quinta década de operação pela Força Aérea, estando com seus respectivos processos de desativação planejados ou emcurso”.

O comandante, que deixará o cargo em janeiro, defende sua proposta para um aditivo de compra de quatro caças no contrato atual, e a realização de uma nova rodada para adquirir 26 novos aviões, como a Folha revelou em fevereiro.

“Estamos negociando”, diz Franzén.

Com 36 aviões do contrato inicial, diz Baptista, o país teria três aeronaves para cada milhãode km quadrados a serem defendidos, incluindo o mar territorial. É pouco, especialmente

Com a falta crônica de uma defesa antiaérea estruturada. “É como se a Colômbia tivesse só três Gripen.”

O país sul-americano, aliás, está no alvo dos negócios da Saab, com a reabertura de uma disputa afunilada entre o Gripen e o F-16 americano.

Franzén diz que o Peru, que opera antigos caças soviéticos, também demonstrou interesse—abrindo a possibilidade de uma linha deprodução regionalizada centrada na Embraer, parceira do programa.

Ante o fato de que a Guerra da Ucrânia embaralhou cartas e as redistribuiu para a indústria americana no campo, com o recente sucesso do F-35 em disputas, Franzén relativizou

Lembrando que há “demanda urgente” da Bulgária por caças, que poderiam ser a versão anterior do Gripen, a C/D, e perspectiva de aumento de frotas existentes dessa geração na Hungria e na Ásia (no caso, Tailândia).

O Gripen chega para substituir os F-5, caças americanos dos anos 1970 que foram modernizados pela Embraer para ficar no lugar dos tradicionais Mirage franceses que operavam em Anápolis, como um remendo na defesa aérea.

O Brasil opera 49 desses aviões, alémde 28 aparelhos de ataque ao solo AMX, da Embraer,

Que também serão desalojados pela plataforma multimissão que é o Gripen.O modelo E está sendo comprado também pela Suécia, que tem 96 aeronaves versões mais antigas —utilizadas em outros cinco países.

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