Monte Caseros (Argentina) – Com o desencadeamento da Operação Arandu na segunda-feira, 31, militares dos exércitos brasileiro e argentino realizaram uma série de atividades em conjunto. Em localidades próximas ao município argentino de Monte Caseros, tropas especializadas dos dois exércitos realizaram e conferiram instruções sobre seus materiais e técnicas de combate.
No Centro de Educação Operacional Duque de Caxias, militares brasileiros e argentinos compartilharam um briefing acerca de um exercício de ataque aeromóvel que será executado ainda esta semana. Perto dali, militares da Aviação do Exército Brasileiro realizavam instrução de embarque aeromóvel para militares argentinos. Em outra oportunidade, foram os argentinos que transmitiram técnica e conhecimento para os brasileiros.
No município argentino de Mercedes, militares da Brigada de Infantaria Paraquedista realizaram um exercício de salto, a partir de uma aeronave argentina – e com instrutores argentinos. Em contrapartida, os paraquedistas argentinos saltaram de uma aeronave brasileira orientados por mestres de salto do Exército Brasileiro. As tropas blindadas de ambos os países também trocaram conhecimento: os argentinos aprenderam sobre a viatura blindada Guarani; e os brasileiros foram apresentados ao TAM.
No exercício de Fast Hope, de desembarque de helicóptero, militares do Comando de Operações Especiais executaram as técnicas em conjunto com os militares argentinos. Essa ação se deu no rapel, no qual integrantes da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel realizavam as descidas, simultaneamente com os especialistas do país vizinho.
Exercício combinado
Até o dia 4 de agosto, os exércitos brasileiro e argentino realizam a Operação Arandu, um exercício entre as duas forças com o objetivo de consolidar a cooperação militar entre ambos os países e reforçar os laços de união, cooperação e amizade entre os exércitos das duas nações. Com participação de 300 militares do Exército Brasileiro e 348 do Exército Argentino, a Operação contará com o emprego de aeronaves e veículos blindados de ambos os países.
Do Exército Brasileiro, participarão militares do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres, do Comando Militar do Sul, do Centro de Comunicação Social do Exército, da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Comando de Aviação do Exército e do Comando de Operações Especiais.