Militares do 7º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército deram início, no último dia 22, às obras de desobstrução do Canal de Fragoso, localizado em Olinda (PE), com o objetivo de evitar danos causados por enchentes e inundações, comuns nesta localidade no período de chuvas.
Hoje, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, acompanhou o trabalho de limpeza feito pelos militares do Exército e falou sobre a importância desse apoio para a população local. “Essa obra é essencial para mais de 200 mil pessoas. Quando vem o período das chuvas, o canal estrangula na Bacia do Fragoso, as águas sobem e, de fato, transtornam a vida das pessoas destruindo casas, destruindo bens, e, inclusive, ameaçando a vida das pessoas”, destacou o ministro.
O Termo de Execução Descentralizada (TED), instrumento formal que autoriza esse tipo de execução de serviços de engenharia, foi assinado recentemente pelos ministérios da Defesa e da Integração Nacional. Os militares do Exército realizarão os serviços utilizando equipamentos mecânicos, caminhões basculantes e uma equipe de apoio, num trabalho previsto para durar pouco mais de 30 dias.
A Bacia do Fragoso é uma das mais importantes bacias do norte da Região Metropolitana do Recife. Por sua localização, a região sofre com problemas constantes de escoamento das águas das chuvas, trazendo transtornos e colocando em risco a integridade das pessoas que moram e que circulam por ali diariamente.
Por isso, a Coordenadoria de Defesa Civil e a Companhia Estadual de Habitação e Obras do estado de Pernambuco classificaram como “imprescindível” a atuação do Exército no sentido de fazer a limpeza do rio Fragoso e suas margens, o que deverá reduzir os riscos de enchentes.
O ministro da Defesa afirma que a ideia é que os serviços sejam realizados de forma rápida, antes do período de intensas chuvas. “Colocamos o Exército nessa obra porque é uma questão que exige urgência. No inverno, tudo aquilo costuma alagar e se transforma numa tragédia para milhares de pessoas. Por isso, precisamos resolver aquele problema o mais rápido possível. E as nossas Forças Armadas não vão se furtar a esse chamamento”, disse o ministro.
Militares do Exército são frequentemente acionados para missões desta natureza em diversas regiões do País. De acordo com o Departamento de Engenharia e Construção do órgão, além de contribuir com o adestramento das tropas, fazendo com que os profissionais estejam sempre aptos a prover todo o tipo de suporte operacional, esse trabalho também contribui com o desenvolvimento do País.
Atualmente, o Exército atua em mais de 20 obras de cooperação distribuídas por todo o território nacional. Segundo estimativas do governo estadual, aproximadamente 190 mil pessoas serão beneficiadas com a desobstrução do Canal do Fragoso, entre moradores e aqueles que transitam diariamente pelo local.
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, vistoriou as obras de desobstrução, nesta segunda-feira, acompanhado do chefe do estado-maior do Comando Militar do Nordeste (CMNE), general Héber Portella, e do prefeito de Olinda, Professor Lupércio.