No período de 22 de março a 1º de abril, em Rosário do Sul, no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), a 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP) do Exército participou da Operação de Adestramento Operacional Conjunto com a Ala-4 (Base Aérea de Santa Maria) da Força Aérea Brasileira.
A operação teve por objetivo verificar a doutrina de emprego e os equipamentos das duas Forças, assim como adestrar as tropas em operações de guerra. Empregando a 1ª Seção de Artilharia Antiaérea Autopropulsada, módulo de pronto emprego da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em um contexto de operações de guerra, as tropas operaram como forças oponentes.
|
|
Foram empregadas as viaturas blindadas de combate antiaéreo (VBC DA Ae) Gepard 1 A2, realizando a defesa antiaérea de estruturas estratégicas, e as aeronaves da Ala-4, desencadeando missões de reconhecimento, vigilância, apoio aéreo aproximado e ataque às posições.
Com a operação, foi possível aumentar a capacidade de interoperabilidade, a operacionalidade e a prontidão das Forças, além de aperfeiçoar técnicas, táticas e procedimentos, com a participação de oficiais de ligação no local. Todas as atividades seguiram os protocolos de prevenção à covid-19.
|
|